Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Alimentos perigosos para cães e gatos

Os alimentos que adora podem ser prejudiciais para o seu animal de estimação. Saiba porquê.

Alimentos perigosos para cães e gatos
Notícias ao Minuto

15:00 - 04/10/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pets

Não consegue resistir quando o seu cão ou gato olha para si com aquele ar querido a pedir que lhe dê um pouco do que está a comer? Cuidado, alguns alimentos têm propriedades que podem afetar o sistema imunitário do seu animal de estimação e pô-lo em risco.

Para orientar e alertar os donos de cães e gatos, a revista Claudia falou com a Dra. Letícia Tortola, veterinária da Guabi PetCare, que listou os alimentos perigosos para o seu animal de estimação.

Chocolate. Um dos piores alimentos para os animais de estimação. O chocolate contém a substância teobromina (presente no cacau) que pode intoxicar seu cão ou gato. E quanto mais amargo e escuro o chocolate, mais perigoso é para o seu amigo de quatro patas. A ingestão de chocolate “pode provocar vómitos, diarreia, hiperexcitação, aumento dos batimentos cardíacos, convulsões e até a morte”, alerta a veterinária.

Cebola e Alho. Estes alimentos são muito comuns na nossa cozinha mas para os animais de estimação são um ‘veneno’. O seu consumo excessivo pode provocar alterações nos glóbulos vermelhos e o desenvolvimento de anemia. Em casos extremos, pode até levar à morte. Os gatos são mais suscetíveis à intoxicação com estes alimentos do que os cães.

Uvas ou passas. A ingestão de uvas pode causar comprometer o funcionamento dos rins e pode levar seu animal a morte. Os veterinários ainda não identificaram a substância presente na fruta que prejudica os animais de estimação mas sabe-se que nas primeiras 24 horas, os animais geralmente ficam com vómitos, fraqueza, desidratação, redução da produção de urina e falência renal, explica Letícia.

Leite e derivados. Os cães e gatos adultos não produzem quantidades suficientes da enzima que ajuda a digerir a lactose do leite. Quando ingerido, o leite e seus derivados, pode provocar dores abdominais, náuseas e diarreia.

Doces. Os doces podem, principalmente, levar o seu animal de estimação a ficar obeso. Além disso, aumentam o risco de diabetes, especialmente nos gatos.

Ovos crus, ossos crus e carne crua. Quando não estão cozidos, estes alimentos podem conter bactérias, como a Salmonela, que podem ser perigosas para a saúde do animal. Os ossos, principalmente os de galinha, podem fazer com que se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno.

Dieta desequilibrada ou restos de comida. Os cães e gatos precisam de ingerir diariamente todos os nutrientes essenciais para manter uma vida saudável saúde. Apesar de a nossa comida ter o mesmo tipo de nutrientes, as suas necessidades são em proporções diferentes das nossas. Por isso, dar-lhes sobras de comida pode fazer com que fiquem mais suscetíveis a desenvolver vários problemas de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório