Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Lavar a loiça ajuda a reduzir o stress

Estudo sugere que esta atividade tem um efeito terapêutico no organismo, diminuindo significativamente o nervosismo e aumentando a estimulação mental.

Lavar a loiça ajuda a reduzir o stress
Notícias ao Minuto

23:56 - 29/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Lavar a loiça à mão pode ser eficaz para ‘limpar’ as mentes stressadas e exaustas. É o que sugere um estudo realizado por investigadores da Universidade norte-americana da Flórida em Tallahassee, nos Estados Unidos.

Este estudo, publicado recentemente na revista Mindfulness, contou com a colaboração de 50 estudantes com idade média de 20 anos. Um grupo teve de ler um excerto de 230 palavras sobre a experiência sensorial de lavar a loiça e depois lavar 18 ratos limpos. O segundo grupo leu um texto do mesmo tamanho, mas sobre técnicas para lavar a loiça corretamente, e depois lavar o mesmo número de pratos. No final, todos tiveram de interpretar as leituras verbalmente e por escrito.

Como reporta a revista Veja, durante a experiência, os investigadores avaliaram, antes e depois da atividade, traços positivos e negativos de personalidade, estado de atenção e bem-estar psicológico. As conclusões apontam que o nervosismo diminuiu 27% naqueles que lavaram a loiça com atenção plena e a sua inspiração mental aumentou 25%.

Tornando a lavagem da loiça numa atividade Mindfulness, à qual dedicam toda a atenção, também lhes deu a sensação de que o tempo passava mais devagar, o que tem sido associado à sensação de bem-estar.

Mindfulness - o termo em inglês que pode ser traduzido para o português como ‘atenção plena’ - é uma técnica que se refere tanto a um estado cognitivo pacífico quanto a uma forma de meditação terapêutica, capaz de acalmar a mente e o corpo ao concentrar a atenção num objeto ou atividade, como a respiração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório