Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ciência desfaz as dúvidas: café à noite tira mesmo o sono

É um facto: o café tira o sono. E a ciência agora explica.

Ciência desfaz as dúvidas: café à noite tira mesmo o sono
Notícias ao Minuto

13:12 - 17/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

É um dos saberes populares mais comuns e a ciência vem agora explica-lo. Beber café ao final da tarde/início da noite tira o sono. Em causa, explica o site ABC, está o efeito que a cafeina tem no relógio biológico das pessoas, cuja principal função é dizer quando é a hora de dormir.

O efeito da cafeina pode ser semelhante ao do jet lag, embora o café ingerido três horas antes de dormir retarde o relógio biológico em apenas 40 minutos, como detetaram os cientistas da Universidade de Colorado-Boulder e do Laboratório de Biologia do Medical Research Council, em Cambridge.

Diz o estudo que o café consegue interferir com os biorritmos do organismo, exercendo um impacto nas células humanas que ficam incapazes de conciliar o sono.

Mas o estudo tirou ainda mais uma conclusão: o café aliado à luz pode ser o cocktail fatal para o sono. Depois de colocarem vários participantes em cenários diferentes – que incluíram a ingestão de café em locais com pouca luz, a presença em locais com muita luz e a ingestão de café em locais também com muita luz – os cientistas concluíram que a conjugação de cafeina com luz consegue retardar o ritmo circadiano em 105 minutos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório