Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

O que mais afeta a saúde? Tensão arterial, tabagismo e má alimentação

Um estudo revelou que a tensão arterial alta e o tabagismo são as principais ameaças para a vida dos homens e a que é a desnutrição o maior fator de risco de morte entre os mais novos.

O que mais afeta a saúde? Tensão arterial, tabagismo e má alimentação
Notícias ao Minuto

06:53 - 11/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo realizado por um consórcio internacional de investigadores do projeto Peso Mundial da Doença e dirigido pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington analisou 79 riscos para a saúde em 188 países e determinou que a tensão arterial alta e o tabagismo são as principais ameaças para os homens e a desnutrição nas crianças.

O estudo, divulgado na publicação The Lancet analisou os fatores de risco para a saúde evitáveis – desde a contaminação do ar a maus hábitos alimentares e à insalubridade da água – que representam um crescente número de mortes e um peso significativo nas doenças em todo o mundo, como conclui esta investigação.

No topo da lista dos fatores de risco de morte em todo o mundo estão a tensão arterial sistólica, o tabagismo e a má alimentação.

A tensão arterial alta contribuiu, em 2013, para 10,4 milhões de mortes em todo o mundo. Sendo que o seu impacto aumentou 49,1% entre 1990 e 2013. Ainda que tenha um impacto dramático para ambos os sexos, tem um impacto mais dramático nos homens (com um aumento de 39,9% nas mulheres e 59% para os homens).

O índice de massa corporal elevado e a glucose plasmática alta também são riscos para a saúde, ainda que o maior impacto acumulativo sobre a saúde provenha da má alimentação, como reporta o ABC.

Já para as crianças com menos de cinco anos, a desnutrição infantil foi considerada a causa de morte número um contribuindo para 1,3 milhões de mortes em 2013, o que representa 21,1% do total de mortes de menores de cinco anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório