Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pais controladores podem provocar danos mentais graves nos filhos

Estudo alerta que os pais que exercem controlo psicológico sobre os filhos podem estar a prejudicá-los para toda a vida.

Pais controladores podem provocar danos mentais graves nos filhos
Notícias ao Minuto

16:13 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um grupo de investigadores da University College London decidiu estudar o impacto que a parentalidade pode ter no bem-estar mental dos filhos a longo prazo.

O estudo, publicado no Journal of Positive Psychology, seguiu a evolução de um grupo de mais de cinco mil pessoas desde o seu nascimento em 1946 até aos 64 anos. As conclusões sublinham que os pais controladores podem estar a prejudicar e muito a saúde e o bem-estar mental dos seus filhos e que este trauma é tão mau como perder um ente querido, reporta o Daily Mail.

O principal autor do estudo, Dr. Mai Stafford, explica que o “control psicológico foi significativamente associado a uma baixa satisfação com a vida e bem-estar mental”. E acrescenta: “descobrimos que as pessoas cujos pais se mostraram amigáveis e recetivos sentiam-se mais satisfeitos com a vida e tinham uma saúde mental durante todas as fases da vida”.

O Dr. Stafford explica que “se a criança partilhar um laço emocional audável com os seus pais, serão mais capazes de desenvolver laços emocionais saudáveis na vida adulta” os pais “dão-nos ainda uma base estável a partir da qual exploramos o mundo”.

Mas, enquanto amizade e a recetividade se mostraram promover o desenvolvimento social e emocional, “o control psicológico pode limitar a independência da criança e deixá-la menos capaz de regular o seu próprio comportamento”.

O especialista sublinha, citado pelo Daily Mail, que é essencial “promover um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida” pois os pais precisam de tempo para cultivar relações com os seus filhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório