Tem uma máquina de lavar loiça em casa? Costuma colocar lá todos os utensílios de cozinha que usa? Fique então a saber que pode estar a estragar grande parte deles.
As frigideiras de cerâmica são um exemplo. Diz o site Good House Keeping que lavar esta peça na máquina faz com que a sua anti-aderência fique comprometida. Também os utensílios de madeira não devem ser lavados na máquina da loiça, uma vez que as altas temperaturas da lavagem podem deformar o material. O mesmo acontece com as tábuas de madeira, que podem ficar danificadas e, por isso, largar algumas farpas para a comida que lá é colocada.
A loiça vintage ou com apontamentos em ouro não devem ser lavadas na máquina, assim como o cortador de alho, neste caso devido à incapacidade da máquina o lavar na totalidade. O melhor é fazê-lo com água quente e com a ajuda de um palito.
As canecas duplas – aquelas que as crianças têm e que simulam a presença de água – não devem ser lavadas na máquina, principalmente quando têm a função de aquecer ou refrescar algo. A lavagem pode comprometer a eficácia.
Os frascos de vidro ou de plástico apenas podem ser lavados na máquina se não tiverem qualquer tipo de papel autocolante, sob a pena de sair durante a lavagem e entupir a máquina.
As panelas de alumínio e o raspador de queijo e cenoura são de evitar, assim como as facas de inox ou cerâmica. As panelas, frigideiras e canecas em cobre não devem, de todo, ser lavadas na máquina.
Objetos de cristal também devem ser lavados à mão.