Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Lições que as mães aprendem com o primeiro filho

No que toca à parentalidade, toda a gente parece ter algo a dizer mas as lições que cada mãe e pai guarda dependem apenas da sua própria experiência.

Lições que as mães aprendem com o primeiro filho
Notícias ao Minuto

23:52 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

Por mais que se leia e se oiçam conselhos, cada mãe, e dependendo de cada bebé, vai traçando a sua aprendizagem. Mas há lições que se aprendem com o primeiro filho e que fazem com que vários erros não se voltem a repetir.

O site M de Mulher falou com as suas leitoras para saber que erros é que elas cometeram quando foram mães pela primeira vez e que não repetiram nas próximas.

1. Para ser uma boa mãe é preciso estar bem. Desde a gravidez, a maternidade exige um exercício diário de paciência, confiança e calma. As inseguranças, os medos e os nervosismos da mãe são passados para o bebé, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento emocional e social e até a saúde.

2. Não é possível fazer tudo. Por mais que queira e que se esforce é impossível cuidar do bebé, ter a casa impecável, dedicar-se a 100% ao trabalho e ainda manter as unhas, a pele e o cabelo impecável. É por isso que deve estabelecer prioridades e fazer planos.

3. É normal que a criança chore. Quando é mãe pela primeira vez, cada vez que o bebé chora ou geme é um desespero. Mas depois aprende que o choro não é mais do que a forma que o bebé tem de manifestar os seus desejos, sentimentos e sensações, como as cólicas, a fome ou o sono.

4. Nem todos os palpites alheios são bem-vindos. Não há comentário mais válido do que a sua experiência. Ninguém conhece o seu bebé como a mãe.

5. A superproteção só faz mal. Deve dar amor, carinho e proteção ao seu filho mas tudo tem a dose certa. As mães demasiado protetoras podem acabar por criar pessoas inseguras, dependentes e sem personalidade.

6. Comer a mais durante a gravidez não faz bem. Ganhar muito peso durante a gestação não faz bem nem à futura mãe nem ao bebé.

7. As crenças populares são verdadeiros mitos. Azia é sinal de que o bebé é cabeludo, a cerveja preta aumenta a produção de leite, e tantas outras crenças populares não passam de mitos, que vai acabar por desmistificar ao longo da sua experiência.

8. Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Quando se é mãe pela primeira vez é normal que compare o seu filho com outras crianças. Mas depois vai percebendo que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento.

9. É importante que a criança tenha o seu espaço para dormir. Nos primeiros meses de vida, muitos pais têm receio que aconteça algo durante a noite e por isso trazem o bebé para a cama do casal. O problema é que muitas vezes a criança habitua-se e deixa de conseguir adormecer sozinha. Para além de prejudicar a criança, prejudica o bem-estar do casal, que deixa de ter espaço para momentos a dois.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório