Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiros sinais de uma relação abusiva

Para muitas pessoas a ‘fase de lua de mel’ de um relacionamento é uma calma ilusória da tempestade que está para vir. Conheça os primeiros sinais de uma relação abusiva.

Primeiros sinais de uma relação abusiva
Notícias ao Minuto

16:44 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Relacionamentos

A maioria das pessoas quer encontrar o amor verdadeiro e acaba por ao longo da vida achar que o está a viver. Mas para algumas pessoas o amor pode tonar-se num pesadelo. Acha que só acontece aos outros?

O Huffington Post reuniu alguns dos primeiros sinais de alarme no que toca a relações abusivas.

1. As coisas avançam muito depressa. A outra pessoa quer vê-lo todas as noites, passado um mês já se quer mudar para a sua casa ou sugere que devem ir viver juntos. O parceiro abusivo vai dizer-lhe que foi amor à primeira vista e que são perfeitos um para o outro e que não há motivos para ir devagar. Mas infelizmente esta pessoa procura apenas ganhar o controlo total da vida e dos planos do parceiro.

2. Expectativas irrealistas. À medida que as coisas avançam e ficam mais sérias é possível que comece a detetar outros sinais. Como reparar que o seu parceiro tem expectativas irrealistas. O parceiro abusivo quer que a relação cumpra todos os esteriótipos e a felicidade dessa pessoa depende do parceiro, até porque essa pessoa é tudo na vida dele.

3. Hipersensibilidade e ciúmes. Muitas vezes os ‘abusadores’ têm baixa auto-estima e levam tudo a peito. Se não concorda com essas pessoas, mesmo em questões triviais, está a insultá-las. Tudo ofende ou diminui essa pessoa e as explosões de ciúmes são muitas.

4. Isolamento imposto. O parceiro abusivo começa a fazer com que os seus colegas e amigos não se sintam bem-vindos. Vai fazer com que se sinta culpado por querer passar tempo com os seus amigos e família em vez de estar com ele. Isto pode fazer com que acabe por se isolar ao ficar mais tempo com esta pessoa para que ela não se chateie ou faça chantagem emocional.

5. Muitos presentes. Encher o novo parceiro de presentes e demonstrações públicas de amor, especialmente quando esse parceiro está desconfortável com tantas demonstrações, é outro sinal de alarme importante. Isto faz com que qualquer queixa do novo parceiro traga ao de cima acusações de ingratidão – “Depois de tudo o que fiz por ti, é isto que eu recebo?”

6. Tratar mal ou de forma abusiva o parceiro à frente dos outros. Muitas vezes este sinal é visível não só pela forma como o parceiro abusivo trata o novo parceiro mas também pela forma como trata todas as outras pessoas. São pessoas temperamentais e que vão perder a paciência com pouco.

Claro que, como destaca o Huffington Post, isto não quer dizer que tem de se afastar do seu parceiro mas se reparar em vários sinais de alerta e começar a ver um padrão comportamental deste tipo, deve seguir os seus instintos e proteger-se.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório