Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dormir é o segredo para evitar constipações no inverno

Com o verão a despedir-se com uma descida de temperaturas, são muitas as pessoas que começam a pensar no frio do inverno. E para aqueles que não querem adoecer na estação mais fria do ano, nada melhor do que repor as horas de sono em falta.

Dormir é o segredo para evitar constipações no inverno
Notícias ao Minuto

11:05 - 05/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

As pessoas que dormem seis ou menos horas por noite têm quatro vezes mais probabilidade de ficarem doentes devido ao frio do inverno. Esta é a conclusão de um pequeno estudo publicado este mês na revista Sleep e noticiado pelo Huffington Post.

De acordo com a investigação, pequenas variações na duração do sono conseguem ter um impacto significativo na saúde e na capacidade do organismo reagir à descida de temperaturas que se começa a sentir já no outono.

Para o estudo, conta o Huffington Post, foram analisadas as horas de sono de 164 participantes saudáveis, que durante uma semana tiveram que monitorizar as horas de sono por noite.

Duas semanas depois desta fase, os mesmos participantes foram expostos ao rinovírus (principal causa das constipações e pequenas gripes) e colocados num hotel durante cinco dias.

Após recolherem amostras sanguíneas todos os dias durante o período em que estiveram no hotel, os investigadores notaram que os participantes que dormiam menos tinham uma menor resposta a nível inflamatório e uma maior propensão a não resistir ao vírus. Contudo, o estilo de vida também conta muito para a probabilidade de se ficar, ou não, doente.

Diz a investigação que os participantes que consumiam mais álcool, fumavam ou tinham uma dieta desequilibrada estavam igualmente sujeitos a adoecer com mais facilidade, uma vez que o sistema imunitário estava mais fraco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório