Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vaca, cabra, soja, aveia, arroz ou amêndoa. Qual o melhor leite?

Numa altura em que se contesta o consumo de leite de origem animal por parte dos adultos, surge a pergunta: afinal, qual o melhor para beber?

Vaca, cabra, soja, aveia, arroz ou amêndoa. Qual o melhor leite?
Notícias ao Minuto

14:18 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Especialista

Embora a União Europeia apenas permita o uso do termo ‘leite’ para a bebida de origem animal, surgem nos supermercados um vasto leque de bebidas de origem vegetal também denominadas de leite, como de soja, aveia, arroz ou amêndoa.

Numa altura em que o consumo da bebida de origem animal é contestado, devido, em parte, à dificuldade de digestão da lactose por parte dos adultos, surge a pergunta: afinal, qual o ‘leite’ que se deve beber?

O El País respondeu a esta pergunta revelando os pontos fortes e os pontos fracos de cada uma das bebidas em causa. O leite de vaca, por exemplo, é descrito pelo professor universitário Ángel Gil Hernández como o mais completo nutricionalmente, uma vez que fornece proteínas de alto valor biológico, hidratos de carbono, gordura e um diversificado leque de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitamina A, B e D.

Mas, como acontece atualmente com a grande maioria dos alimentos, o leite também tem uma versão magra que, segundo o especialista, apenas deve ser consumida quando se tem excesso de peso ou pessoas com mais de 65 anos que pretendam controlar a ingestão de gorduras, uma vez que além de perder calorias, esta versão perde também nutrientes fundamentais para o organismo.

Para os intolerantes ao açúcar do leite, a lactose, o médico e docente recomenda a ingestão de leite sem lactose, embora os sintomas de intolerância possam ser sinónimo de outra patologia.

Ainda no que toca às bebidas de origem animal, o leite de cabra é a melhor opção para quem pretende uma boa digestão e uma dieta equilibrada. Mas uma vez que contém mais gordura e mais proteína do que o leite de vaca, esta bebida deve ser ingerida com mais moderação e com supervisão médica, diz o El País.

A pensar nos vegetarianos ou intolerantes/alérgicos aos componentes do leite de origem animal, surge o leite de soja. Contudo, “sem diagnóstico médico de alergia ou intolerância, o leite de soja não é recomendado como um substituto ao de vaca, porque não é tão completo do ponto de vista nutricional”, diz Ángel Gil.

Mais recentemente, as prateleiras dos supermercados começaram a encher com outros tipos de leite, como os de aveia, arroz ou amêndoa, bebidas enriquecidas e que podem ser usadas como alternativa a qualquer um dos anteriores leites, embora sejam, igualmente, mais pobres nutricionalmente do que o leite de vaca. O leite de arroz é recomendado a quem tem problemas gastrointestinais.

Para o especialista, estas três bebidas devem ser ingeridas se for feito um reforço nutricional, uma vez que algumas das propriedades do leite de vaca não estão presentes. Quem escolher este leite, deve optar por aqueles que são “na sua maioria ricos em vitamina D, cálcio e vitamina B12”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório