Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Bastam dez minutos a olhar nos olhos de alguém para 'alucinar'

É uma das investigações mais intrigantes realizadas até hoje, mas capaz de revelar como o cérebro humanos é vulnerável em determinadas situações.

Bastam dez minutos a olhar nos olhos de alguém para 'alucinar'
Notícias ao Minuto

13:41 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

O psicólogo italiano Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, realizou um dos estudos peculiares até hoje.

Este especialista quis analisar o efeito do olhar no cérebro das pessoas e notou que olhar nos olhos de outra pessoa durante dez minutos é o suficiente para se ‘alucinar’, isto é, ‘viajar mentalmente’ tal como acontece com o uso de determinadas drogas.

Para a investigação, o italiano recrutou um conjunto de jovens sem lhes revelar o objetivo do estudo. Os inquiridos foram divididos em dois grupos, sendo que um ficou virado para a parede e outro ficou, aos pares, frente a frente, numa distância de cerca de um metro.

Com uma iluminação capaz de revelar formas e cores, mas não na sua totalidade, os inquiridos ficaram dez minutos nas suas posições e, depois deste teste, foram submetidos a um questionário.

Conta a revista Exame que aqueles que olharam nos olhos revelaram no inquérito que, durante os dez minutos, notaram uma diferença na intensidade e tonalidade das cores e ainda nas formas do rosto do colega da frente. Mas mais do que isso, estes jovens confessaram ver criaturas ou rostos de parentes a substituir o rosto do colega que observavam.

Para o investigador, em causa está a dissociação, condição que faz com que as pessoas percam o sentido verdadeiro da realidade e idealizem visualmente e mentalmente determinadas situações, tal como acontece com o consumo de algumas substâncias psicoativas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório