Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Saiba qual o animal de estimação mais indicado para as crianças

Os animais de estimação são importantes para uma família e, no caso dos mais novos, podem mesmo ser os melhores amigos de infância.

Saiba qual o animal de estimação mais indicado para as crianças
Notícias ao Minuto

13:03 - 31/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Personalidade

Num artigo publicado esta segunda-feira e com base no depoimento de especialistas espanhóis, o El País revela a importância da presença de um animal de estimação nas famílias, principalmente naquelas em que residem crianças.

Os animais – sejam gatos, cães, pássaros, peixes, etc. – podem ter efeitos altamente positivos no comportamento e na capacidade de aprendizagem dos mais novos, sendo agora um dos principais aliados das mais recentes técnicas educacionais.

Contudo, se o animal é adotado depois de a criança nascer, é importante saber qual o que se adapta melhor ao seu perfil e aquele que poderá melhorar o seu dia-a-dia. De acordo com o El País, são estes os animais mais indicados para as seguintes personalidades infantis.

Criança tímida e com dificuldades de interação com outras crianças – neste caso, os cães são uma boa opção. A raça Border Collie é apontada como a ideal devido ao seu perfil brincalhão e companheiro. Como é também um cão agitado, fará com que a criança se mova mais e procure a interação com outros.

Criança enérgica e reguila – aqui, os gatos podem ser os mais indicados. Tratar da sua aparência, fazer festas e imitar os seus alongamentos podem ser atividades de relaxamento para estas crianças. Além disso, ficar encarregue por estes cuidados trará ainda um maior sentido de responsabilidade.

Criança que esquece palavras e situações com facilidade - tal como no exemplo anterior, neste caso é importante incutir um sentido de responsabilidade. Contudo, salienta o jornal, são os canários, periquitos ou papagaios os mais indicados para estes casos. Com papagaios, as crianças podem ter ‘conversas’, o que melhorará a dicção e a aprendizagem de algumas palavras. As cores das penas podem ainda ser uma forma de estimular a memória e o tratamento da gaiola uma forma de ser mais atento ao que faz.

Criança com dificuldades de concentração – um cão de raça Labrador pode ser o mais fiel dos companheiros na hora de sossegar e fazer os trabalhos de casa. Apesar de ser um cão de família, bem-disposto e brincalhão, o Labrador é ainda um cão calmo que pode ajudar os mais novos a relaxar. Os peixes podem ser outra forma de melhorarem os níveis de atenção. Deixar as crianças observar os peixes e aprender as rotinas de alimentação são boas formas de ficarem mais concentrados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório