Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

As duas novas revelações sobre a ingestão de água

Dois recentes estudos revelam os verdadeiros efeitos da água na ressaca e no emagrecimento.

As duas novas revelações sobre a ingestão de água
Notícias ao Minuto

12:21 - 31/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ciência

A água ajuda a emagrecer e evita a ressaca? Sim e não. A pergunta é simples e a resposta surgiu recentemente com a publicação de dois estudos distintos.

Um deles, realizado na Universidade de Utrecht, revela que beber água depois de uma noite de folia não ajuda a reduzir os efeitos da ressaca. A conclusão surgiu depois de terem sido analisados 800 estudantes da Holanda e do Canadá, que revelaram os seus truques para evitar o efeito de uma noite de exageros alcoólicos.

Conta a BBC que dos 826 estudantes holandeses inquiridos, 54% confessava comer depois da ingestão de grandes quantidades de álcool, optando por refeições ou alimentos mais gordurosos e calóricos, na esperança de evitar a maldita dor de cabeça. Já dois terços revelou beber água enquanto consumia as bebidas alcoólicas ou antes de dormir. Contudo, ambas as técnicas foram ineficazes.

E depois de falarem com 789 estudantes do Canadá concluiram que a única forma de evitar a ressaca é beber menos álcool.

No que diz respeito à árdua tarefa de perder peso, a água pode, de facto, ser uma aliada. Além da ingestão de cerca de dois litros por dia (consoante as necessidades de cada pessoa), dois copos de água antes das refeições pode ser benéfico na perda dos quilos extra.

De acordo com a investigação da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, beber cerca de 500 mililitros de água antes de cada refeição é mais eficaz do que pensar que se está saciado.

A conclusão surgiu depois de terem sido analisados dois grupos de pessoas – um em que era obrigatória a ingestão de meio litro de água antes das refeições, e outro em que apenas imaginavam o estômago cheio antes de comer – e a verdade é que os inquiridos do grupo da água conseguiram perder, em média, 1,3 quilos durante as 12 semanas de análise.

Em causa, explica o estudo, está o facto de a água pesar no estômago e levar as pessoas a escolher alimentos mais leves e até a comer menos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório