Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sim, todos gostamos de vídeos com gatos. Mas porquê?

Os 'amiguinhos de quatro patas', neste caso os felinos, têm um efeito muito positivo nos humanos.

Sim, todos gostamos de vídeos com gatos. Mas porquê?
Notícias ao Minuto

11:20 - 30/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Sim, você também vê vídeos de gatos, sejam eles ‘fofinhos’ ou para rir. A prova está no facto do YouTube ter disponíveis mais de 25 milhões de gravações com estes animais felpudos. A maior parte ‘carregados’ de visualizações.

E porque é que isto acontece? Porque é que os humanos têm tanta vontade de ver vídeos de gatos a dar quedas descomunais ou a brincar com bebés?

Um artigo da Computers in Human Behavior, citado pelo Huffington Post, explica que não se trata, unicamente, de um escape ou uma forma de descompressão. Os vídeos de gatos têm um efeito comprovado no nosso humor. Melhora-o significativamente.

O estudo é de Jessica Gall Myrick, professora na Universidade do Indiana, feito com recurso a uma amostra de 6.827 pessoas, todas oriundas das redes sociais.

Conta a docente que o sentimento é generalizado. Quando perguntava aos utilizadores o que tinham sentido da última vez que viram um vídeo com um gato, a resposta é unânime: sentiam-se significativamente mais felizes, com menos sentimentos negativos como a ansiedade, tristeza ou culpa.

“A maior parte dos estudos em terapia feita com gatos mostra que estes animais reduzem a ansiedade e melhoram o humor das pessoas. Foi exatamente isso que descobri na minha pesquisa”, sintetizou Jessica Gall Myrick.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório