Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Quando um funcionário chora, o que deve um chefe fazer?

As emoções são um privilégio humano cuja manifestação é inevitável, mesmo no local de trabalho. Saiba como agir numa situação mais delicada.

Quando um funcionário chora, o que deve um chefe fazer?
Notícias ao Minuto

23:25 - 18/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Trabalho

O trabalho é a segunda casa de muita gente. Poucas pessoas discordarão desta premissa. Afinal, trata-se do sítio onde as pessoas passam um terço (regra geral, mais) do seu dia.

Assim sendo, não será de todo anormal que os assuntos pessoais, como o casamento, os amigos ou a família - e até querelas profissionais - tenham um impacto no espírito dos colaboradores enquanto estão no local de trabalho.

Fechemos o assunto: as emoções estão sempre presentes, inclusive no trabalho. “Não conseguimos decidir o que vestir par ir trabalhar, muito menos fechar um contrato ou fazer uma apresentação importante sem que as emoções estejam envolvidas”, afirma Anne Kreamer, autora do livro ‘It's Always Personal: Emotion in the New Workplace’.

É com base neste mesmo livro que o Dinheiro Vivo aglomera alguma ideias para lidar com este tipo de situações no ambiente de trabalho. E se um funcionário começa a chorar?

É importante não complicar as coisas. É importante ser simples, principalmente se for um problema pessoal (‘Lamento’, ‘É mesmo uma situação difícil’). Não faça promessas vãs, nem peça à pessoa para pôr um sorriso na cara. Outra coisa que não deve fazer é começar a contar a sua história, dê atenção à pessoa que está à sua frente.

Ajude a resolver o problema. Se o motivo do choro for relacionado com alguma coisa no trabalho, ajude o empregado a resolver e, se for preciso, fale com os colegas. Se for pessoal, ajude a pessoa a traçar um plano. Neste caso, seja específico: reduza a carga de trabalho de forma temporária, faça uma verificação regular do trabalho para saber de que forma é que está a ser afetado, etc. Se for preciso férias, ou baixa, não hesite.

Não queira ser um psiquiatra. Existem problemas para os quais não vai estar preparado, como uma doença ou um vício. Não reaja de imediato, no primeiro contacto do funcionário, mas avise prontamente os Recursos Humanos e traçar um plano. Não deve ser injusto, mas não pode responsabilizar-se por um problema que não pode controlar (e para o qual não pode fazer nada).

Esteja sempre atento. Mantenha-se ligado aos seus funcionários, não se deve esperar por momentos de crise para o fazer. Pode sempre encontrar uns minutos para falar as pessoas, nem que seja numa pausa. Faça com que falem abertamente consigo, fazendo perguntas como ‘há alguma coisa que o preocupe?’. Tornar-se-á numa pessoa melhor sintonizada com a sua equipa e um melhor líder.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório