Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Eis o que uma bebida energética pode fazer ao seu corpo

Ilustração mostra os efeitos desde os primeiros 10 minutos após ter bebido uma bebida energética até 12 dias depois da sua ingestão.

Eis o que uma bebida energética pode fazer ao seu corpo
Notícias ao Minuto

19:41 - 14/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Efeitos

Depois de um farmacêutico ter falado dos efeitos que uma lata de Coca-Cola tem no corpo o site de presentes personalizados Personalise.co.uk publicou uma Ilustração que mostra os efeitos que uma bebida energética tem no corpo.

O Daily Mail entrevistou o investigador de alimentação Stuart Farrimond para que ele comentasse os efeitos apresentados por esta ilustração.

10 minutos: A cafeína entra na corrente sanguínea, fazendo com que os batimentos cardíacos e a tensão arterial comecem a aumentar.

15 a 45 minutos: Momento em que a cafeína chega ao pico na corrente sanguínea. A pessoa vai sentir-se mais alerta e com melhor concentração.

Stuart Farrimond comenta: “Depois de ingerir uma bebida com cafeína, ela passa do intestino para a corrente sanguínea e, em seguida, para o cérebro e pelo corpo todo. É uma droga estimulante que funciona entupindo os "sinais de cansaço" no cérebro”.

30 a 50 minutos: Toda a cafeína foi absorvida e o fígado também responde ao absorver mais açúcar na corrente sanguínea.

“Curiosamente, a cafeína parece ser boa para o fígado e o consumo de café tem sido associado a taxas mais baixas de doença hepática e cancro no fígado. No entanto, o mesmo não foi demonstrado em bebidas energéticas”, aponta o investigador.

1 hora: O corpo começa a passar pela experiência do “choque de açúcar” e os efeitos da cafeína vão caindo. A pessoa vai começar a sentir-se cansada e os níveis de energia começam a ficar baixos.

5 a 6 horas: Isto é metade da vida da cafeína, o que significa que o corpo demora cinco a seis horas a reduzir o conteúdo da cafeína na corrente sanguínea em 50%. As mulheres que tomam pílula anticoncecional precisam do dobro do tempo para conseguir essa redução.

12 horas: É o tempo que demora, para a maioria das pessoas, a remover completamente a cafeína da corrente sanguínea. Essa velocidade depende de muitos fatores, como a idade e a atividade.

Mas o mesmo não acontece com os jovens e as crianças, nos quais a cafeína permanece durante mais tempo no sangue, podendo provocar problemas de ansiedade, adverte o investigador.

12 a 24 horas: Como a cafeína é uma droga, aqueles que regularmente a ingerem podem sentir sintomas de abstinência entre 12 a 24 horas depois da última dose, incluindo dor de cabeça, irritabilidade e prisão de ventre.

“Os sintomas de abstinência podem durar até nove dias e vão depender da quantidade de cafeína que bebemos. As pessoas são diferentes, claro, mas muitos dos sintomas parecem estar na nossa cabeça”, diz o especialista.

7 a 12 dias: Estudos têm mostrado que este é o período de tempo de que o seu corpo precisa para se tornar tolerante à sua dose diária de cafeína. O que significa que se vai habituar a ela e por isso não vai sentir muito os seus sintomas.

Em relação aos efeitos gerais das bebidas energéticas no corpo, o investigador Farrimond disse que estas bebidas “são um mau caminho para conseguir cafeína”. “São ricas em açúcar, algumas assustadoramente. O Red Bull tem um pH de 3,3, o mesmo que o vinagre. Combinado com o açúcar, são ideais para corroer o esmalte dos dentes e causar problemas dentários para toda a vida”, sublinhou. “O café e o chá são uma forma muito melhor de obter cafeína”. Ainda que para tudo é preciso moderação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório