Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Processo de fabrico de perfumes a caminho da mudança

Uma investigação com selo da Universidade do Porto para fabricar perfumes de forma mais rápida e económica poderá revolucionar a perfumaria mundial, assume o investigador, que ganhou o prémio da melhor tese europeia de Design de Produto e Engenharia.

Processo de fabrico de perfumes a caminho da mudança
Notícias ao Minuto

11:44 - 05/08/15 por Lusa

Lifestyle Beleza

O sucesso da tese de doutoramento de Miguel Teixeira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, não demorou a chegar aos ouvidos das maiores empresas de sabores e aromas do mundo, como a consagrada casa de perfumaria Givaudan (Suíça) ou da International Flavors & Fragrances (IFF), que há 100 anos investigam o setor de perfumaria e dominam o mercado da formulação de fragrâncias a nível mundial.

Questionado pela Lusa sobre o que pode mudar no mundo da perfumaria com as novas descobertas, o investigador explica que um dos principais objetivos residiu no "desenvolvimento de técnicas e metodologias de estandardização de processos que a nível da indústria de sabores e armas são ainda governados pelos perfumistas, pela arte e pelo conhecimento empírico" e que podem vir a permitir a formulação de novas fragrâncias de elevada performance, como por exemplo maior intensidade ou duração do cheiro, e de forma mais rápida e com menores custos".

Da investigação resultaram novas ferramentas que têm relevância para a formulação, classificação e avaliação da performance de fragrâncias.

"Hoje em dia a indústria de fragrâncias, seja perfumaria fina, tradicionalmente comercializada através dos eau de toilette ou eau de parfum, seja perfumaria funcional como perfumes para champô ou detergente/amaciador da roupa, faz as suas criações na base da tentativa e erro. O perfumista experimenta, por vezes, mais de 200 fórmulas até chegar aquela que é a ideal e que mais tarde poderá aparecer no mercado. Este processo está pouco otimizado", diz o investigador, considerando que as ferramentas que desenvolveu na sua tese vão no sentido de prever qual o cheiro - intensidade e caráter - de uma fragrância, reduzindo a tentativa e erro.

Otimiza-se "a formulação para a sua melhor performance", esclarece.

A tese, intitulada 'Perfume Performance and Classification: Perfumery Quaternary-Quinary Diagram (PQ2D) and Perfumery Radar', recebeu recentemente a distinção da melhor tese de doutoramento da Europa na área da Engenharia Química, na especialidade de Design de Produto e Engenharia, prémio atribuído pela Federação Europeia de Engenharia Química.

O galardão vai ser entregue no próximo mês de setembro, em Nice (França), no âmbito do 5.º Simpósio Europeu em Product Design & Engineering.

O doutoramento que deu origem a esta descoberta teve a duração de quatro anos - 2007 a 2011 - e contou com a orientação do professor catedrático Alírio Rodrigues, e a co-orientação de Oscar Rodriguez, ao qual se seguiu um pós-doutoramento de dois anos e meio no Laboratory of Separation and Reaction Egineering até entrar para a International Flavors & Fragrances (IFF), um dos líderes globais nesta área da perfumaria.

O trabalho que nasceu no doutoramento foi além dos suportes académicos e após a tese, Miguel Teixeira e mais alguns autores escreveram o livro "Perfume Engineering: Design, Performance & Classification", editado internacionalmente pela Elsevier.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório