Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Eis por que fica 'chato' quando está com fome

Fica ‘insuportável’ quando está com fome? A culpa é da genética.

Eis por que fica 'chato' quando está com fome
Notícias ao Minuto

13:13 - 05/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Com certeza que já viu o anúncio da Snickers cujo slogan é “tu não és tu quando tens fome”, bem a campanha pode não estar assim tão desfasada da realidade.

Num artigo ao IFL Science, a investigadora Amanda Salis explica porque ficamos ‘chatos’ depois de passar algumas horas sem comer. Segundo ela, a culpa é do corpo.

Como explica Amanda, esta ‘agressividade’ é uma resposta psicológica à falta de glucose, que está presente nos alimentos e que é responsável por dar energia ao corpo.

O cérebro, como aponta a investigadora, é o órgão que mais depende da glucose por isso se os níveis de glucose no sangue diminuem de mais o cérebro percebe que está numa situação de perigo de vida. Fazendo com que tenha dificuldade em concentrar-se em tarefas simples ou interagir de forma socialmente aceitável, devido à fome.

O corpo liberta ainda hormonas de stress como cortisol ou adrenalina, responsáveis pelas reações de mais brutas que tem quando sente fome.

Mas esta atitude também pode ser genética, aponta a especialista. Isto porque pode sofrer de uma disfunção relativa ao químico cerebral libertado durante a fome e raiva. As pessoas que têm altos níveis deste químico tendem a “mostrar altos níveis de agressão impulsiva”.

Apesar do anúncio do chocolate, a Dra. Amanda recomenda que opte por comer alimentos ricos em nutrientes e proteínas em vez de guloseimas ou comida de plástico que não lhe saciam a fome durante tanto tempo nem são saudáveis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório