Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Como atenuar as consequências de um escaldão

Um escaldão nunca é agradável ou até mesmo saudável, mas existem formas de contornar as consequências da exposição excessiva ao sol.

Como atenuar as consequências de um escaldão
Notícias ao Minuto

19:11 - 04/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Passar horas a fio ao sol não é saudável mas continua a ser um hábito de muitas pessoas durante o verão, em especial nos dias de mais calor e em que a radiação ultravioleta é mais intensa.

A consequência mais imediata da exposição solar excessiva é o escaldão da pele, mas existem várias formas de atenuar este efeito, diz a dermatologista Justine Hextall ao Daily Mail.

A primeira, e mais óbvia, é sair escolher uma sombra assim que a pele começa a ficar vermelha, quente ou com algum tipo de ardor. Aplicar protetor solar nestas situações e permanecer ao sol é um erro e um risco, uma vez que existe uma forte possibilidade de a pele começar a empolar.

Para evitar as dores, os calafrios e o inchaço da pele é recomendado um arrefecimento da mesma. De acordo com a especialista, ao arrefecer a pele o corpo deixa de responder ao processo inflamatório, deixando, assim, de existir dor ou ardor. Um duche de 20 minutos de água fria pode ser a solução, mas sem que seja usado qualquer sabão ou gel de banho. Água simples é o melhor ou então produtos ricos em aveia.

O escaldão não afeta apenas o exterior do corpo. Pelo contrário: uma exposição excessiva ao sol faz libertar moléculas nocivas que aumentam os riscos de cancro. Para evitar um alastramento exagerado, esta dermatologista sugere a aplicação na pele de panos demolhados em chá verde gelado (cerca de quatro a cinco saquetas por recipiente).

Assim que a pele fica escaldada, os níveis de hidratação caem. Para a hidratar é recomendado o uso de cremes à base de glicerina, camomila ou aleo vera, pois ajudam a reduzir a inflamação. Diz o Daily Mail que em caso de escaldão não devem de todo ser usados cremes à como a vaselina.

Beber muita água, usar roupas de algodão e ter mais cuidados no futuro são as últimas recomendações de Justine Hextall.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório