Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Crianças 'esquisitas' com a comida podem esconder sofrimento emocional

Um estudo aponta que algumas crianças que são extremamente ‘picuinhas’ com a comida podem sofrer de ansiedade ou depressão.

Crianças 'esquisitas' com a comida podem esconder sofrimento emocional
Notícias ao Minuto

14:21 - 03/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo publicado no journal Pediatrics sugere que apesar de a questão de várias crianças serem ‘esquisitas’ com a comida não ser motivo de grandes preocupações, num pequeno número de crianças este pode ser um sinal de problemas emocionais que devem ser abordados.

Crianças em idade pré-escolar que são extremamente seletivos em relação ao que comem e que nem gostam de se aproximar de certos alimentos são mais propensos a sofrer de ansiedade e depressão, segundo aponta um estudo norte-americano. Mas, apenas 3% das crianças estudadas se mostraram tão exigentes no que toca à alimentação.

Já as crianças que se mostraram ‘tipicamente esquisitas’ com a comida, como as que não querem comer vegetais ou sopa por exemplo, não são motivo de alerta um vez que se trata de uma questão relacionada com a idade, como aponta a revista Time.

O estudo incidiu sobre cerca de 900 crianças de 2 a 5 anos que foram recrutados a partir de médicos de cuidados primários afiliados com centro médico de Duke em Durham, da Carolina do Norte.

A principal autora Nancy Zucker sugere que quando uma criança é extremamente seletiva em relação à comida, este deve ser um sinal de alerta para os pais de que a criança está a passar por algum tipo de ansiedade ou depressão e devem procurar ajuda junto de um especialista em saúde mental.

Mas ressalva que ser ‘esquisito’ com a comida de forma moderada é menos preocupante mas pode transformar as refeições em família numa verdadeira batalha. A especialista sugere que os pais vão introduzindo novos alimentos na alimentação das crianças em alturas aleatórias do dia, cita a Time.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório