Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Conselhos para evitar intoxicações alimentares

Com o calor do verão é essencial ter alguns cuidados para desfrutar de uma refeição em segurança.

Conselhos para evitar intoxicações alimentares
Notícias ao Minuto

13:17 - 03/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

A maioria dos problemas alimentares ocorre no verão, devido às elevadas temperaturas, que oferecem as condições ideais para o desenvolvimento de grande parte dos microrganismos causadores de doenças.

No ano passado, em Portugal cerca de 10% dos doentes com intoxicações tiveram de ser hospitalizados, com grande parte das contaminações a ocorrer em cantinas ou em casas particulares, revela um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), destacado pelo site O Meu Bem Estar. O estudo conclui que um mau tratamento térmico e uma incorreta conservação estiveram na origem da maioria dos casos.

O Huffington Post espanhol destacou algumas dicas simples para ter uma refeição em segurança.

1. Lavar as mãos. Lave corretamente as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento ou cozinhar. As mãos ‘albergam’ uma série de germes e bactérias.

2. Limpar os utensílios e a bancada da cozinha. Lave todas as superfícies de trabalho e os utensílios antes, durante depois de usá-los, especialmente quando mexe em alimentos crus.

3. Guardar a comida no frigorífico sempre a menos de 30 graus. Quer esteja cozinhada ou não, a comida deve ser armazenada no frigorífico. Se colocar comida dentro de recipientes abertos, não a deixe no frigorífico mais de dois dias.

4. Alimentos crus não devem estar em contacto com alimentos cozinhados. Um alimento confecionado pode ficar contaminado quando está em contacto com alimentos crus ou objetos que anteriormente tenham estado em contacto com alimentos crus (facas, tábuas de corte, superfícies, etc). O pano de cozinha também pode ser um excelente veículo de contaminação. Opte por utilizar papel de cozinha.

5. Não descongelar a comida à temperatura ambiente. Deve descongelar a comida no micro-ondas ou na última prateleira do frigorífico, mas nunca na bancada de cozinha, especialmente no verão.

6. Lavar as frutas e verduras. Lave os alimentos que consome crus em água corrente potável. Se tiver dúvidas sobre a conservação, não os coma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório