Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

UTAD relaciona exercício físico com tratamento da depressão

Estudos levados a cabo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) têm vindo a observar os níveis da redução da sintomatologia depressiva nos indivíduos que praticam o exercício físico.

UTAD relaciona exercício físico com tratamento da depressão
Notícias ao Minuto

10:05 - 31/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem realizado vários estudos que demonstram a “eficácia do exercício físico como complemento no tratamento da depressão clínica”.

Estes estudos, anuncia um comunicado enviado esta sexta-feira às redacções, “procuram, no essencial, observar os níveis da redução da sintomatologia depressiva nos indivíduos que praticam o exercício físico”.

Coordenadas pela docente e investigadora Vasconcelos Raposo, as investigações em causa deram origem a “um programa de intervenção para medir o efeito de um programa de exercício físico estruturado como medida antidepressiva complementar”.

Aqui, levou-se a cabo um “estudo controlado randomizado em mulheres com diagnóstico de depressão clínica, dividindo-as em dois grupos: um utilizando farmacoterapia mais exercício físico e um outro apenas farmacoterapia”. No grupo experimental, cita o comunicado, “o programa consistiu na prática de exercício aeróbio três vezes por semana durante dezasseis semanas, e o segundo permaneceu fisicamente inativo durante o mesmo período de tempo”.

Como resultados, verificou-se que o primeiro grupo apresentou uma “diminuição significativa na sintomatologia depressiva”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório