Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Crianças passam pouco tempo ao ar livre

Um estudo de uma investigadora da Universidade de Aveiro sugere que as crianças passam pouco tempo nos espaços exteriores dos jardins de infância e praticam pouca atividade motora.

Crianças passam pouco tempo ao ar livre
Notícias ao Minuto

23:02 - 30/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Com cada vez mais acesso às novas tecnologias, as crianças e os jovens passam cada vez menos tempo ao ar livre.

A investigação da Universidade de Aveiro (UA), a primeira em Portugal a estudar a interação das crianças com os espaços exteriores das creches e jardins de infância, aponta que as crianças passam pouco tempo nos espaços exteriores dos jardins de infância e que, quando o fazem, é por curtos períodos de tempo e em atividades pobres que pouco ou nada beneficiam a aprendizagem e o desenvolvimento dos mais novos.

O estudo do Departamento de Educação da UA concluiu que os espaços exteriores e as atividades proporcionadas às crianças não promovem o desafio, a exploração, a autonomia e a liberdade, que são aspetos importantes no desenvolvimento da autoconfiança e do bem-estar emocional dos mais novos.

“As crianças permanecem no exterior apenas 10,8% do tempo passado no jardim de infância e por períodos curtos de tempo que em média têm 30 minutos, dedicando ao jogo livre apenas uma pequena fração desse tempo”, afirma Aida Figueiredo, autora do estudo e investigadora do Departamento de Educação e do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

A autora do estudo explica ainda, citada pelo jornal online da instituição, que as crianças [no exterior dos jardins de infância] permanecem “a maior parte do tempo de pé e a andar, não existindo ações que requerem o contacto do corpo com o solo, o equilíbrio ou o desafio, como trepar, pendurar ou balançar, percorrendo distâncias inferiores a dez metros, independentemente da área e do tipo de espaço”.

Estas conclusões resultam do trabalho de doutoramento da investigadora que, durante meses, analisou as interações de 16 crianças, entre os 4 e os 5 anos, com os espaços exteriores de quatro jardins de infância das cidades de Aveiro e Coimbra.

Ainda que o estudo se tenha centrado em quatro espaços infantis, a investigadora não tem dúvidas quanto ao cenário, em tudo semelhante, que se poderá encontrar no país. “Não se pode generalizar do ponto de vista investigativo, mas o saber empírico que detemos, a partir de supervisão de estágios, seminários e conversas informais, diz-nos que a probabilidade desta situação ser muito frequente em Portugal é elevada”, afirma a investigadora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório