Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

'Medo' do ginásio? Está a chegar um 'comprimido' para si

Todo o efeito de uma ida ao ginásio num medicamento? Este era o sonho de muitos cientistas e dos amantes do sofá, e pode estar mais perto do que imagina.

 'Medo' do ginásio? Está a chegar um 'comprimido' para si
Notícias ao Minuto

18:40 - 30/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Os cientistas descobriram o composto 14, uma molécula que pode acelerar o metabolismo, diminuir os níveis de açúcar no sangue, promover a perda de peso e ‘copiar’ outros benefícios do exercício.

Num novo estudo publicado na revista científica Chemistry and Biology os cientistas isolaram uma substância em ratos que consegue ‘enganar’ as células fazendo-as pensar que estão a passar fome quando não estão, fazendo com que as células acelerem o metabolismo do corpo.

Como relata a revista Shape, este complexo (Compound 14, em inglês) aumenta o consumo de oxigênio das células, bem como a ingestão de glicose e o metabolismo da gordura – que levam à perda de peso, de gordura, e ao melhor controlo do açúcar no sangue.

O principal investigador e professor na Universidade de Southampton, em Inglaterra, Ali Tavassoli, classifica os resultados como “incríveis”. E explica que com apenas uma dose do Composto 14, os níveis de açúcar no sangue dos ratos obesos voltaram ao normal quase imediatamente, e ao fim de sete dias aumentaram a sua capacidade de metabolizar os hidratos de carbono e perderam 5% do seu peso corporal.

Outra descoberta interessante é que estas alterações só ocorreram nos ratos obesos sendo que o composto não fez com que os ratos de peso normal perdessem peso.

O investigador sublinha que estas conclusões podem ser importantes para o potencial desenvolvimento de tratamentos para diabetes tipo 2, síndrome metabólico e até alguns tipos d cancro. Sendo que um medicamento futuro, que se baseie nestas descobertas, pode contribuir para a saúde das pessoas obesas.

Ali Tavassoli sublinha que é preciso investigar mais e sublinha que espera que “isto não seja visto como um substituto do exercício, mas como algo que trabalha em sinergia” com o exercício.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório