Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alimentos com gorduras trans podem causar depressão

Um novo estudo espanhol encontrou uma relação entre o consume de gorduras trans e a depressão.

Alimentos com gorduras trans podem causar depressão
Notícias ao Minuto

15:35 - 30/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo espanhol sugere que as gorduras trans podem causar depressão ao inibir o sistema nervoso de enviar os químicos de satisfação pelo corpo.

Os investigadores analisaram 12.059 pessoas durante seis anos e concluiram que aqueles que consumiam 1,5 gramas de gorduras trans por dia tinham 48% mais probabilidades de desenvolver depressão do que aqueles que não consumiam nenhum alimento com este ácido gordo.

“As gorduras trans causam a queda do funcionamento correto da transmissão da resposta nervosa e a diminuição da neuroproteção e da regeneração neural”, explica o autor do estudo, professor Almudena Sanchez Villegas, citado pelo site Body + Soul.

Estes ácidos gordos dão a textura que as pessoas desejam à comida e mantêm os alimentos frescos durante mais tempo e por isso sago muito utilizados na indústria alimentar, ainda que não sejam ‘amigos’ da saúde.

A nutricionista Lola Berry recorda, citada pelo mesmo site, que o máximo de gorduras trans que deve ingerir é de apenas 0,4% do total da sua dieta.

Estas gorduras causam inflamação e estão relacionadas com o aumento do risco de doenças cardiovasculares, colesterol alto e contribuem para o aumento de peso, que pode dar origem a doenças como diabetes tipo 2.

Este estudo também analisou as dietas que continham gorduras saudáveis e concluíram que as pessoas que consumiam estas gorduras não saturadas, como o azeite tinham 30% menos probabilidades de desenvolver depressão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório