Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Truques para evitar o desperdício de comida e poupar dinheiro

Cerca de um terço dos alimentos produzidos por todo o mundo perde-se ou é desperdiçado todos os anos.

Truques para evitar o desperdício de comida e poupar dinheiro
Notícias ao Minuto

23:53 - 29/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Sente que desperdiça muita comida? Ou porque sobrou do jantar e ninguém comeu ou porque as frutas e os vegetais acabam por se estragar? Independentemente de desperdiçar muita ou pouca comida, há formas de o evitar.

O site Market Watch reuniu alguns truques para evitar o desperdício de comida e ainda conseguir poupar algum dinheiro.

1. Pense antes de comprar. Não precise de encher o frigorífico todas as semanas. Compre apenas os alimentos que planeia usar nas refeições dos próximos dias. Se utiliza frequentemente vegetais e frutas frescas, porque não ir comprar os alimentos frescos duas vezes por semana? Assim evita que se estraguem. Os alimentos mais desperdiçados, como alerta o mesmo site, são as frutas e os vegetais, peixe e grãos. Se tem fruta que está muito madura ou vegetais, congele-os para depois fazer um smoothie ou uma sopa.

2. Aproveite as sobras. Porque não utilizar as sobras do almoço ou do jantar? Já etão cozinhadas e já foram pagas. Se lhe sobrou frango, desfie-o e incorpore-o na sua salada, num patê ou numa sandes. Se sobrou bacalhau, porque não faz umas pataniscas? Um bocadinho de massa também pode ser adicionado à salada, por exemplo.

3. Armazene a comida corretamente. Para fazer com que os seus alimentos durem mais antes de mais deve mantê-los secos, especialmente as frutas e os vegetais.

4. Preste atenção às validades. Veja a validade de todos os produtos antes de os comprar. Quando chegar a casa organize o frigorifico e os armários da comida, colocando os produtos com menos validade à frente e os com mais validade atrás.

5. Compre frutas e vegetais em diferentes fases de amadurecimento. Escolha frutas e vegetais mais maduros para consumir no próprio dia ou no dia seguinte e outros mais verdes para comer passado uns dias, ao longo da semana.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório