Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Infância ‘stressante’ pode gerar problemas psicológicos e metabólicos

Um estudo sugere que passar por eventos traumáticos e stress durante a infância pode estar associado ao desenvolvimento de doenças psiquiátricas, metabólicas e intestinais na vida adulta.

Infância ‘stressante’ pode gerar problemas psicológicos e metabólicos
Notícias ao Minuto

19:06 - 29/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um grupo de investigadores do Instituto de Agroquímica e Tecnologia dos Alimentos do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIS) colaborou num estudo que demonstrou que as alterações na composição da microbiota intestinal, provocadas pela separação da mãe na infância, são responsáveis pelo desenvolvimento de transtornos comportamentais que persistem até à idade adulta, como explica a instituição num comunicado divulgado pelo ABC.

Este estudo, publicado na última edição da revista Nature Communications, sugere que passar por eventos traumáticos e stress durante a infância pode estar associado ao desenvolvimento de doenças psiquiátricas, metabólicas e intestinais na vida adulta. Mas admitem que ainda não são conhecidos os mecanismos responsáveis por este fenómeno.

A investigadora do CSIC envolvida na investigação, Yolanda Sanz, revela que o stress prolongado, provocado pela separação da mãe e dos recém nascidos – num teste feito em ratos – utilizado como modelo de trauma na infância, provoca “uma disfunção no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal”, um dos principais sistemas do organismo de controlo neuroendócrino. Este, por sua vez, provoca "alterações em várias funções fisiológicas”, que afetam, entre outros, o sistema digestivo, o sistema nervoso central e as emoções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório