Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco truques que prometem melhorar a inteligência

Estimular o cérebro é a melhor forma de manter uma mente ativa, criativa e inteligente.

Cinco truques que prometem melhorar a inteligência
Notícias ao Minuto

07:26 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Se diz a sabedoria popular que ‘burro velho não aprende línguas’, a sabedoria científica diz que sim, que aprende línguas e muito mais. A idade não é – nem deve ser – uma barreira para a inteligência, aprendizagem e criatividade. Pelo contrário.

Andrea Kuzewski diz que os adultos conseguem manter uma mente fluida, capaz de aprender, reter informação e resolver problemas se estimularem o cérebro.

Para esta terapeuta do comportamento, diz o Business Insider, melhorar a inteligência na idade adulta é possível com cinco pequenos truques, que devem ser rotineiros e prioritários.

1. Procurar novidades – ler o jornal diariamente, procurar informações na internet, fazer pequenas pesquisas regulares sobre assuntos do interesse são algumas das opções dadas por esta especialista. Fazer novas relações sociais e conhecer novos locais também estimulam o cérebro.

2. Desafiar o eu –sair da zona de conforto e procurar um desafio ajuda a estimular o cérebro e a mantê-lo ativo. Tirar um curso de línguas, fazer uma formação numa área de interesse mas independente daquela em que trabalha, escrever num diário, solucionar quebra-cabeças… são muitas as alternativas.

3. Criatividade em primeiro lugar – Kuzewski é adepta da criatividade. Para a terapeuta, procurar alternativas criativas na resolução de problemas é meio caminho andado para melhorar a inteligência e para querer procurar mais e saber mais sobre determinados assuntos.

4. Procurar as saídas mais difíceis – sem prejudicar a produtividade e sem comprometer a realização de determinada tarefa, é importante escapar à saída mais fácil, aquela que é seguida de forma quase automática. Deixar de usar a calculadora, o GPS ou redigir notas à mão são algumas das opções.

5. Socializar – procurar opiniões, debater assuntos, pedir opiniões, sugestões e ajuda. Viver em modo ‘networking’ não só melhora as relações sociais como estimula o cérebro para melhores conversas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório