Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Crianças que ressonam podem sofrer de apneia do sono

A apneia do sono é um distúrbio do sono mais diagnosticado entre adultos e muitas vezes associado à obesidade. Mas há crianças que sofrem desta condição, e o facto de ressonarem pode ser um sinal.

Crianças que ressonam podem sofrer de apneia do sono
Notícias ao Minuto

18:01 - 28/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Infância

Na maioria dos casos, o problema surge quando, durante o sono, as vias respiratórias da criança ficam temporariamente obstruídas por amígdalas ou adenoides aumentadas (ou ambos) - tecidos linfoides na parte de trás da garganta - daí o nome de apneia obstrutiva do sono.

Quando a respiração para durante dez segundos ou mais, o aumento do nível de dióxido de carbono no sangue comunica ao cérebro para assumir o controlo e reiniciar a respiração, normalmente acompanhada por um ronco alto ou sopro, explica o New York Times.

Os especialistas dizem que entre 1 e 3% das crianças sofrem de apneia do sono que, se não for tratada, pode ‘atrapalhar’ muito mais do que as noites descansadas da família. Uma vez que as crianças com esta condição simplesmente não conseguem ter um sono suficientemente restaurador para garantir o seu desenvolvimento normal.

O que pode resultar, como sublinha o mesmo site, noutras complicações como hiperatividade e problemas de atenção na escola.

O Dr. David Gozal, pediatra especialista em sono, reportou em 2008 num seminário dedicado à Neurologia Pediátrica que “as crianças que ressonam alto e frequentemente durante os primeiros anos de vida tinham um maior risco de ter piores resultados académicos no futuros, mesmo depois de tratarem o ronco”.

O mesmo médico defende que o facto de uma criança ressonar enquanto dorme não deve ser visto como uma situação normal, uma vez que indica a presença de aumento da resistência das vias respiratórias superiores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório