Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Saiba por que tem comichão na garganta

Sente constantemente a necessidade de tossir e limpar a garganta? Ou sente uma comichão, ou cócegas na garganta?

Saiba por que tem comichão na garganta
Notícias ao Minuto

16:05 - 28/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Na rubrica ‘Ask the Doctor’ (‘Pergunte ao Médico’, em português) do Daily Mail, um leitor explicou que sente constantemente a necessidade de tossir e limpar a garganta e apesar de não ter muito muco, sente que tem sempre alguma coisa para ‘tirar’ da garganta. Sente tosse seca e já tentou tomar limão com mel.

O médico Terri Harrington respondeu a esta questão ao Daily Mail por email. Antes de mais explica que duvida que esta descrição esteja relacionada com o refluxo ácido do estômago ou do esófago. Que apesar de a sensação de ardor ser a mais comum, há pacientes que têm apenas tosse ou problemas de laringe, uma sensação de muco na garganta ou sensações estranhas ao engolir, por exemplo.

Os sintomas que o paciente descreve são muitas vezes a base para o diagnóstico de refluxo ácido, que pode ser medicado com protetores do estômago como omeprazole, por exemplo. Se tomar a medicação durante duas ou três semanas e os sintomas desaparecerem, é sinal de que este é o diagnóstico certo, explica o mesmo médico.

Mas se isso não acontecer deve procurar um gastroenterologista, para perceber se o problema está na faringe, no esófago ou no estômago. Através de exames como raio X ou endoscopia. Um diagnóstico possível é uma hérnia, ou algum tipo de inflamação, por exemplo.

Ter uma alimentação saudável e fazer algumas mudanças no estilo de vida como praticar exercício físico e deixar de fumar ou beber álcool também podem aliviar os sintomas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório