Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fatores que podem aumentar o risco de ter pedras nos rins

As pedras nos rins, que muitas vezes são pequenas, podem causar dores insuportáveis. Há fatores que podem aumentar a probabilidade de sofrer de pedras nos rins, e alguns não são assim tão óbvios.

Fatores que podem aumentar o risco de ter pedras nos rins
Notícias ao Minuto

23:33 - 27/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Cerca de uma em cada 11 pessoas sofrerá de pedras nos rins em algum momento da sua vida. As pessoas que já sofreram desta condição têm 50% mais probabilidade de voltar a ter peras nos rins, aponta a revista Time.

Mas, com algumas mudanças na dieta e no estilo de vida, poderá ser capaz de reduzir as suas probabilidades de vir a ter pedras nos rins. A mesma revista reuniu alguns fatores que podem aumentar o risco de vir a ter pedras nos rins.

Pouco cálcio. Apesar de as pedras nos rins serem compostas por cálcio, os cientistas comprovam que as pessoas que ingerem mais cálcio têm menos probabilidade de ficar com pedras nos rins do que aquelas que ingerem pouco cálcio.

A sua obsessão por salada. Come os alimentos certos mas acaba no urologista? Os oxalates, presentes em alimentos como espinafres ou beterraba, combinam-se com o cálcio para depois ser libertado pela urina mas quando tem oxalates em excesso, pode levar à criação de pedras nos rins.

Muito sal. O sal em excesso pode gerar muitos problemas de saúde, um deles são as pedras nos rins.

Poucos citrinos. Os citrinos contêm um composto chamado citrate que muito especialistas defendem que pode diminuir o risco de pedras nos rins. Tente beber sumo de laranja e adicionar limão ou lima à sua água.

Muita carne. Comer muita carne vermelha pode aumentar o risco de criar pedras nos rins. Um estudo de 2014 publicado no journal Nutritional Epidemiology sugere que os vegetarianos e as pessoas que comem peixe têm entre 30% a 50% menos probabilidade de sofrer de pedras nos rins do que as pessoas que comem 100 gramas de carne por dia.

Refrigerantes. Manter-se hidratado é a melhor forma de evitar as pedras nos rins, uma vez que dilui as substâncias responsáveis pela sua formação. Mas nem todas as bebidas são iguais. Beber muito ice tea ou refrigerantes aumentam em 23% as probabilidades de ter pedras nos rins, aponta um estudo de 2013.

Infeções urinárias recorrentes. Ter infeções urinárias com frequência pode ser um indicador de pedras nos rins. Nem todas as pedras nos rins provocam dor, aliás, muitas passam pelo seu corpo sem que as note, sublinha a Time.

Tomar demasiados laxantes. Os laxantes podem interferir com a capacidade do seu corpo para absorver nutrientes e medicamentos e pode causar distúrbios de eletrólitos, relacionados com as pedras nos rins.

O seu peso. As mulheres obesas têm cerca de 35% mais probabilidades de desenvolver pedras nos rins do que as mulheres mais magras. Os especialistas ainda não estão certos do motivo mas sugerem que tenha a ver com uma alteração do sistema urinário devido ao excesso de peso, que faz com que a formação de pedras nos rins seja mais fácil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório