Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ver rostos ou animais em nuvens pode ser sintoma de neurose

Cientistas de Tóquio associam a pareidolia à neurose.

Ver rostos ou animais em nuvens pode ser sintoma de neurose
Notícias ao Minuto

18:14 - 24/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

As pessoas que veem rostos nos mais variados objetos ou situações podem ser neuróticas. Esta é a conclusão de um estudo do Laboratório de Ciências da Comunicação NTT, em Tóquio, apresentado este mês na reunião anual da Associação para o Estudo Científico da Consciência, em Paris.

De acordo com o Huffington Post, os investigadores dizem que fenómeno de ver coisas na aleatoriedade – chamado de pareidolia – é um sinal de neurose e mais comum do que o imaginado, uma vez que está também relacionado com emoções positivas e traços de personalidade.

A pareidolia, até agora associada apenas à psicose, é “um fenómeno neuroperceptual normal” e até mesmo “positivo”, diz Kang Lee, neurocientista da Universidade de Toronto e colaborador neste estudo japonês.

Esta relação entre a neurose e a pareidolia chegou depois de terem sido analisadas as personalidades e tendências para sentimentos positivos e/ou negativos de 166 estudantes universitários japoneses. Estes jovens foram também submetidos a um teste em que tinham que olhar para uma folha cheia de pontos aleatórios e contornar os objetos e rostos que lá viam.

Os estudantes com personalidade neurótica e espírito positivo foram os que mais contornos desenharam, sendo os animais e plantas os mais comuns. As mulheres, conta o Huffington Post, foram o género que se mostrou mais propenso a ver rostos e objetos nos pontos.

Embora a neurose seja relacionada a sentimentos negativos, os investigadores deste estudo revelam que, no caso da pareidolia, faz sentido que a personalidade neurótica esteja relacionada com pensamentos e atitudes positivas, uma vez que o facto de verem rostos e objetos na aleatoriedade é sinal de criatividade na resolução de problemas.

(Vê alguma algum rosto na imagem acima?)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório