Este vídeo do canal do YouTube SciShow explica porque é que a pele muda da sua cor natural para uma cor mais bronzeada ou vermelha, em caso de escaldão.
A ideia geral que se tem é de que o sol queima a pele mas, como explica este vídeo, não é o sol que queima a pele mas sim a sua pele que muda de cor como mecanismo de defesa. Ou seja, basicamente, é o seu próprio organismo que queima a sua pele.
As radiações no espectro ultravioleta da luz solar pode danificar o ADN nas suas células da pele, explica o vídeo. Sendo que, como destaca o Huffington Post, há três tipos de radiação UV a ter em conta.
Os raios UVA têm menos energia e um comprimento de onda maior e que normalmente é responsável pelo tom mais bronzeado da pele. Quando a pele deteta estes raios, os recetores produzem células da pele especiais chamadas melanócitos, que produzem melanina e escurecem a pele.
Os raios UVB estão ‘no meio’ e causa danos suficientes para dar origem a um escaldão. Esta radiação danifica o ADN das células da pele gerando uma resposta do sistema imunitário, que é o escaldão.
Os raios UVC têm o menor cumprimento de onda e têm a maior energia, mas não tem muito impacto na pele, uma vez que é absorvida pela atmosfera.
Lembre-se de que se tomar as precações certa, o escaldão pode ser totalmente evitado. Use sempre protetor solar no corpo e no rosto e mantenha-se à sombra nas horas de maior calor. E nunca subestime o tempo encoberto, uma vez que estará ainda mais exposto aos raios UV.