Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Lavar ou não lavar os ovos, eis a questão

É um dos alimentos mais consumidos e aquele que continua a ser alvo de mitos e ceticismo por parte das pessoas.

Lavar ou não lavar os ovos, eis a questão
Notícias ao Minuto

13:35 - 16/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comida

Quando o assunto diz respeito aos ovos, são muitas as dúvidas e certezas populares que se misturam. A quantidade de ovos que se deve consumir, a sua preservação e confeção são apenas alguns dos aspetos que ainda são alvo de ceticismo e de algum mito.

De forma a desvendar todos estes mistérios populares em torno dos ovos, o chef espanhol Mario Sandoval juntou-se à Organização Interpessoal do Ovo e seus Produtos (Inprovo).

Ao El País, explicou que os ovos são um dos alimentos mais suscetíveis à contaminação e multiplicação de bactérias e que , por isso, devem ser lavados antes de serem confecionados, embora esta regra não seja obrigatória uma vez que são colocados em água a ferver. Contudo, jamais devem ser lavados antes de serem guardados, diz Sandoval.

No que diz respeito à sua conservação, este chef sugere que os ovos sejam guardados no frigorífico a temperaturas entre o 1º e 10º graus e que apenas devem sair deste eletrodoméstico na hora em que vão ser usados.

Quanto ao seu uso, e no caso dos bolos e ovos estrelados/escalfados, não se deve bater o ovo no recipiente onde vai ser cozinhado, de forma a evitar possíveis contaminações presentes na casca caso não seja lavado ou seja mal lavado.

Segundo o El País, um ovo é fresco quando apresenta uma casca limpa, sem ranhuras ou quebras e que ainda se encontra dentro da validade assinalada na embalagem (pacote e não, necessariamente, no próprio ovo). Quando quebrado, o ovo apenas se apresenta fresco quando a gema possui uma parte líquida e não apresenta um aspeto denso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório