Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Afinal, o que são as calorias?

Calorias. Esta é a primeira palavra que vem à cabeça das pessoas que estão a tentar emagrecer ou a seguir um estilo de vida saudável e equilibrado. Mas serão as calorias apenas números?

Notícias ao Minuto

11:20 - 15/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Explicação

Contar ou não contar calorias, eis a questão. Calórico ou não calórico? Afinal, o que são calorias?

De uma forma breve, e tendo em conta a definição relacionada com a alimentação, as calorias são números que indicam a quantidade de energia que é necessária para aumentar a temperatura de um quilo de água de 14,4º para 14,5º graus. E como a medida é feita em quilos, usa-se a expressão quilocalorias, daí o cálculo geral das calorias que devem ser consumidas diariamente.

No vídeo acima, é possível compreender o impacto que as calorias têm no corpo, em especial na acumulação ou perda de gordura. Se for consumida mais energia (leia-se calorias) do que aquela que é gasta, o corpo ganha gordura e peso, já se se queimar mais energia (novamente calorias) do que aquelas que se ingerem, o corpo emagrece.

Parece simples, mas não é ‘matemática’ fácil, pois o metabolismo de cada pessoa define a forma como as calorias são aceites no organismo. Contudo, 10% das calorias ingeridas servem para fazer a digestão dos alimentos consumidos, 20% para as atividades físicas praticadas e 70% para proporcionar o bom funcionamento dos órgãos e do organismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório