Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

'Web junkies', os jovens viciados em ecrãs

A China e os Estados Unidos são os países mais afetados por esta condição que deixa os jovens a duvidar do mundo real.

'Web junkies', os jovens viciados em ecrãs
Notícias ao Minuto

21:34 - 11/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

O New York Times dá conta de um documentário (a ser transmitido na próxima semana) que alerta para os graves riscos associados ao vício em ecrãs e gadgets. Trata-se de uma condição que espelha a dependência tecnológica dos dias de hoje e que afeta, principalmente, os jovens.

O documentário retrata os efeitos devera nocivos do uso excessivo de computadores, dispositivos móveis e jogos. Os jovens mencionados no trabalho são viciados nestas novas tecnologias, passando horas a fio em frente a ecrãs, esquecendo-se de comer e até mesmo de ir à casa de banho. Alguns sentem ainda distinguir o mundo real do fictício. A eles é dado o nome de ‘web junkies’.

Na China, esta situação é já considerada um transtorno clínico e já deu origem à criação e abertura de clínicas de apoio e reabilitação, algo que se tem verificado um pouco por todo o mundo. A terapia, conta o NYT, passa por meses de acompanhamento psicológico e um isolamento total de ecrãs e dispositivos móveis.

Nos Estados Unidos, esta condição foi já alvo de alerta por parte das autoridades sanitárias. Em 2010, um estudo da Kaiser Family Foundation revelou que crianças entre os oito e os 10 anos passam, em média, cerca de oito horas por dia coladas ao ecrã, situação que se agava na adolescência onde a dependência destes equipamentos ‘rouba’ 11 horas todos os dias.

Mas esta dependência não é apenas resultado de computadores, tablets e telemóveis. A televisão continua a ser o pior inimigo das crianças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório