Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Um seguro pode dar-lhe mais descanso na hora de pedalar

Anda de bicicleta com frequência? Muito provavelmente já viu ou conhece alguém que tenha passado por um acidente enquanto pedalava. Há seguros que o podem proteger e que ainda cobrem os danos causados.

 Um seguro pode dar-lhe mais descanso na hora de pedalar
Notícias ao Minuto

12:52 - 09/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bicicleta

Seja para praticar exercício ao ar livre, seja pelo transporte não poluente e de baixo custo, a verdade é que há cada vez mais ciclistas nas ruas. Mas, os acidentes acontecem e no ano passado tiraram a vida a 19 pessoas. A Deco sugere alguns tipos de seguro que pode fazer para estar protegido enquanto pedala.

Só no ano passado ocorreram dois mil acidentes envolvendo bicicletas – um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Subscrever um seguro específico pode dar uma ajuda nesses momentos, não só porque cobre os danos corporais do ciclista mas principalmente se tiver de pagar prejuízos a terceiros.

Por cerca de 45 euros por ano consegue subscrever um seguro que prevê as indeminizações indicadas. Os custos são relativamente baixos e as vantagens são muitas, de acordo com a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO).

“Por 45 euros anuais, o equivalente a 3,75 euros mensais, cobre danos provocados a terceiros – sejam peões, outros ciclistas ou veículos envolvidos em acidentes de que venha a ser responsabilizado – até ao limite de cinco milhões de euros para danos corporais e de um milhão de euros para danos materiais”, diz Mónica Dias, especialista da associação nesta área, citada pelo jornal i.

Acrescenta que este tipo de seguro “cobre ainda eventuais despesas de tratamento do condutor, até cinco mil euros, além de comtemplar uma indeminização de 50 mil euros por morte ou invalidez permanente”.

O jornal i de hoje sugere ainda outros seguros que pode fazer para si e para a bicicleta. Por 76 euros anuais pode acrescentar ao seguro acima mencionado (de 45 euros) a cobertura de danos na bicicleta causados por um acidente durante o transporte. Pode ainda inscrever-se em federações cuja quota anual inclui uma apólice – Federação Portuguesa de Cicloturismo (29,50 euros) ou Federação Portuguesa de Ciclismo (29 euros).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório