Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Filhos herdam a ansiedade dos pais

A Academia Nacional de Ciências norte-americana está a estudar como é que se transmite a ansiedade e a depressão de pais para filhos.

Filhos herdam a ansiedade dos pais
Notícias ao Minuto

10:12 - 08/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a ansiedade e a depressão afetam milhões de pessoas por todo o mundo e são a principal fonte de incapacidade.

Algumas crianças desenvolvem, desde muito cedo, um temperamento extremamente ansioso, que aumenta a predisposição para desenvolver problemas de humor e até depressão. A Academia Nacional de Ciências norte-americana está a estudar como é que se transmite a ansiedade e a depressão de pais para filhos.

A chave para este processo hereditário está num circuito cerebral sobrecarregado desde a infância que potencia o risco genético, reporta o ABC.

Cerca de metade das crianças que apresentam ansiedade extrema na infânciachegam a desenvolver transtornos relacionados com o stress no futuro. Um estudo publicado no site da Academia Nacional de Ciência norte-americana (‘Proceedings of the National Academy of Sciences’) fornece informações relevantes sobre o risco de a ansiedade e a depressão passar de pais para filhos.

O estudo desenvolvido pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Wisconsin-Madison explica que há um circuito cerebral sobre ativado que implica três áreas do cérebro que passa de geração em geração e pode ser responsável pelo desenvolvimento de ansiedade e transtornos depressivos.

O estudo sugere que as crianças excessivamente ansiosas têm reações exageradas a potenciais ameaças. E esta hipersensibilidade faz com que sejam amis suscetíveis a desenvolver ansiedade e/ou depressão na vida adulta.

Esta hipersensibilidade corresponde a uma atividade muito elevada do circuito cerebral que interliga o sistema límbico (emoções), o córtex pré-frontal (planificação e tomada de decisões) e o mesencéfalo (movimento e dor). Os investigadores creem que “o excesso de atividade destas três regiões cerebrais se deve a alteração hereditárias que estão diretamente relacionadas com o risco de desenvolver ansiedade e depressão mais tarde”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório