Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Atritos com o chefe? Siga estas dicas

As coisas no trabalho até correm bem mas o seu chefe parece ter criado alguns atritos consigo? Siga estas dicas para tentar amenizar o atrito.

Atritos com o chefe? Siga estas dicas
Notícias ao Minuto

06:58 - 07/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Carreira

O seu chefe parece sempre irritado quando o ouve a dar ideias e vira a cabeça ou não lhe dá a palavra? A Cosmopolitan reuniu algumas dicas fundamentais para lidar com o chefe que o odeia. Tente amenizar o atrito mas saiba também quando é que chegou o momento de pedir para sair.

1. Avalie o comportamento do seu chefe: O problema pode não estar relacionado consigo. Procure observar se o comportamento do seu chefe é igual com toda a equipa. Ele pode estar a passar por um momento delicado no trabalho ou na vida pessoal. Se for esse o caso, tente não se preocupar muito.

2. Preste atenção às críticas: Seja objetivo ao analisar as críticas que recebe. Uma queixa sobre um relatório malfeito, por exemplo, é uma questão concreta. Mas, quando tudo o que faz é motivo de crítica é altura de prestar atenção. Se tudo o que faz é monitorizado ao minuto e é motivo de críticas então a crítica deixou de ser profissional, sublinha a Cosmopolitan. Mas tenha também atenção à sua postura. Porque, mesmo sem notar, pode estar a passar uma imagem de desinteresse, e isso pode levar as críticas profissionais para o lado pessoal.

3. Peça ajuda: A antipatia pode ser fruto de pura insegurança do seu chefe. Sempre que possível, mostre que precisa da ajuda dele. Mostre que percebe a hierarquia e peça conselhos quando recebe uma crítica.

4. Seja educado e tente conversar: Mesmo quando existem confrontos mais evidentes deve manter a postura educada e defender as suas opiniões com calma. Tente ter uma conversa franca com o seu chefe e não se esqueça de usar um tom amigável.

5. Fale com os Recursos Humanos: Se o confronto com o seu chefe durar mais do que seis meses, mesmo depois de ter tentado todas as alternativas, talvez seja hora de comunicar o que se está a passar aos Recursos Humanos da empresa. Mas cuidado com o tom da conversa: evite acusações, falar tudo o que lhe vem à cabeça e as ‘queixinhas’.

6. Hora de sair: Se nenhuma das opções surtiu efeito, talvez seja hora de mudar de emprego. Mas não saia de cabeça quente. Comece por reativar a sua rede de contactos ou marcar entrevistas de forma discreta. Tente não sair da empresa até ter encontrado uma oportunidade melhor para si.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório