Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Sempre com frio? São estes os motivos

Mesmo nos dias mais quentes existe sempre alguém com frio. Alguém que não sai de casa sem um casaco e que em casa continua a usar chinelos de inverno. Afinal, o que leva as pessoas a sentir sempre frio?

Sempre com frio? São estes os motivos
Notícias ao Minuto

21:05 - 06/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Organismo

Casacos, meias, manga comprida, echarpe, chá, manta. Estes são apenas alguns dos fatores que unem todas as pessoas que sentem sempre frio. Mesmo nos dias mais quentes existe alguém que não sai de casa sem um agasalho. Mas, afinal, porque é que tal acontece?

A revista Time revela no seu site os dez motivos pelos quais algumas pessoas estão sempre com frio.

1. Falta de água – para o médico Holly Phillps, sentir frio quando as mãos e os dedos frios e outras partes do corpo estão quentes é sinal de falta de água e desidratação.

2. Magreza – estar abaixo do peso indicado ou possuir um índice de massa corporal (IMC) inferior a 18,5 pode justificar o facto de alguém estar sempre com frio, uma vez que o corpo não possui gordura suficiente para responder às temperaturas frias, diz a nutricionista Maggie Moon.

3. Tiroide – Phillps revela que os problemas de tiroide podem provocar sintomas de frio constante. Em causa, lê-se na Time, está o facto dessa hormona não se encontrar no nível correto, o que leva a que o metabolismo fique mais lento e não produza calor suficiente para aquecer.

4. Falta de ferro – este é um dos minerais mais importantes para ajudar as células vermelhas a transportar oxigénio para o corpo. Quando a presença de ferro é escassa, esta funcionalidade fica comprometida e o corpo deixa de ser capaz de produzir calor, provocando, com isso, tremores.

5. Má circulação – quando as mãos e os pés estão frios (e roxos) e o resto do corpo não, a sensação de frio é maior. Contudo, lê-se na publicação, esta situação é provocada por má circulação sanguínea que, por seu turno, pode indicar problemas cardiovasculares.

6. Falta de sono – um outro fator que leva a que uma pessoa esteja sempre com frio é a falta de sono, diz Phillips. Alguns estudos revelam que uma noite má dormida é suficiente para afetar a atividade do hipotálamo, zona do cérebro que regula a temperatura corporal.

7. Falta de vitamina B12 - O corpo precisa de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio através de seu sistema, diz Moon, referindo que este nutriente é crucial na prevenção de calafrios.

8. É mulher – Phillips diz que as mulheres são melhores “conservadoras de temperatura” do que os homens, mas que apenas focam as suas atenções nos órgãos e zona mais vitais, deixado à mercê do frio as extremidades do corpo.

9.Diabetes - quando a Diabetes está em desenvolvimento, diz a Time, a sensação de dormência e às vezes de dor nas mãos e pés é comum e leva a que se sinta frio nessas extremidades.

10. Pouco músculo – se a falta de gordura não é amiga de um corpo quente, o mesmo se pode dizer da existência de pouco músculo. Ter mais massa muscular ajuda a acelerar o metabolismo, que, por seu turno, combate a sensação de frio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório