Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Familiares de celíacos podem sofrer de doenças autoimunes

Tanto os parceiros como os familiares em primeiro grau de pacientes com doença celíaca têm um risco elevado de sofrer de outras doenças autoimunes não celíacas. É a esta conclusão que chegou um estudo norueguês.

Familiares de celíacos podem sofrer de doenças autoimunes
Notícias ao Minuto

23:57 - 03/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Segundo um estudo da Universidade de Oslo, os familiares e maridos ou esposas de pacientes com doença celíaca correm mais riscos de sofrer de outras doenças autoimunes, comparativamente a pessoas que não têm ninguém próximo com esta doença.

O estudo publicado este mês no jornal científico American Gastroenterological Association diz que este risco representa uma mistura de genética, ambiente e influência.

"O risco de doença celíaca em familiares em primeiro grau de doentes celíacos é de aproximadamente 10%”, disse a principal autora do estudo Louise Emilsson.

Quanto a outros tipos de doenças autoimunes analisadas neste estudo - como doença de Crohn, diabetes tipo 1, hipotireoidismo, hipertireoidismo, psoríase, artrite reumatoide, sarcoidose, lúpus sistémico e colite ulcerativa – apesar de se ter encontrado evidências de que os familiares e parceiros de doentes celíacos correm mais risco de desenvolver este tipo de doenças, a investigadora explica que ainda se sabe pouco sobre isto.

"Descobrimos provas convincentes de que os familiares próximos correr também o risco de desenvolver estas condições, mas mais surpreendentes, descobrimos que os esposos podem também estar em risco”.

Este estudo analisou dados, durante cerca de dez anos, de 84 mil parentes próximos (pais, mães, irmãos e filhos) e 430,942 parceiros de doentes celíacos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório