Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Mitos sobre as dietas

Por motivos de saúde ou para tentar perder os quilos a mais, muitos já fizeram dieta. Mas quanto a esta questão do regime alimentar parece que toda a gente tem um opinião e isso faz com que se gerem e dispersem os mitos.

Mitos sobre as dietas
Notícias ao Minuto

21:13 - 05/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Muitas pessoas, quando decidem fazer dieta acabam por seguir um plano indicado por algum familiar ou conhecido ou algum que viram num site ou revista. O problema, segunda alerta a BBC, é que muitas destas dicas ou crenças sobre a melhor forma de perder peso não dão o resultado esperado.

"Fazer mudanças a longo prazo e modificar o estilo de vida é a maneira ideal de combater os quilos a mais porque leva a uma perda de peso permanente", disse à BBC Mundo a médica Lucy Chambers, especialista em alimentação da Fundação Britânica de Nutrição.

Tendo isto em conta a BBC reuniu alguns dos mitos mais comuns sobre fazer dieta.

1. Certos alimentos queimam gorduras: Repolho, apoio, toranja, chá verde, pimentas, e muitos outros alimentos já foram apontados pelas suas propriedades que, muitos dizem que ajudam a queimar gorduras. De acordo com a Fundação Cardíaca Britânica, não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo.

2. Não se deve comer ou lanchar entre refeições: De acordo com a mesma entidade, essa premissa também é um mito. Pode, e até há quem defenda que deve, comer uma fruta ou um iogurte, por exemplo, entre as refeições principais. Além disso pode ajudar a controlar o apetite.

3. Os hidratos de carbono são 'vilões': Este tipo de alimento – que inclui açúcares, amido e fibra – é um componente fundamental para uma dieta saudável. "O nosso corpo precisa de hidratos de carbono para obter energia, especialmente para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos, explica Lucy Chambers, da Fundação Britânica de Nutrição.

4. Quanto menos gordura, melhor: Chambers diz que, ao contrário do que muitos pensam, é recomendado que uma dieta para perder peso contenha pelo menos 35% de gordura.O que é preciso ter em conta, segundo Chambers, é que há diferentes tipos de gordura e é o tipo ingerido que faz a diferença. Opte pelas gorduras insaturadas.

5. Beber muita água ajuda a emagrecer: Faz bem beber mais água quando se faz uma dieta, porque ajuda a evitar outras bebidas com açúcar, mas esta ação não contribui para eliminar os quilos a mais – é preciso juntar isso a outras medidas.

6. Saltar refeições torna a dieta mais eficaz: Saltar refeições aumenta a fome, o que, por sua vez, leva a que coma mais na próxima refeição.

7. Para perder peso é preciso fazer exercícios intensos e prolongados: As atividades físicas de baixa intensidade também queimam calorias. A Fundação Britânica de Nutrição diz quecaminhar, fazer jardinagem ou dedicar-se a outras atividades domésticas também pode fazer a diferença.O Centro de Saúde da Universidade de Virgínia Ocidental salienta ainda que o exercício não transforma a gordura em músculo, como muitos pensam, já que ambos os tecidos são compostos por células diferentes. O que acontece é que queima gordura e desenvolve os músculos mas um não se transforma no outro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório