Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Os alimentos que envelhecem o corpo e a mente

Come fritos muitas vezes? Os enchidos e os doces estão sempre na sua lista de compras? Cuidado com as escolhas alimentares, podem fazer com que envelheça mais depressa.

Os alimentos que envelhecem o corpo e a mente
Notícias ao Minuto

22:31 - 03/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Os alimentos podem ser grandes aliados no que toca à saúde mental e física. Mas, quando faz opções erradas na sua alimentação, podem funcionar contra si.

As más escolhas alimentares levam a um envelhecimento precoce do corpo e prejudicam o funcionamento do organismo. O site iG listou alguns tipos de alimentos que deve evitar para o bem da sua saúde e para que não envelheça mais rápido do que é suposto.

Doces: Um pouco de açúcar por dia não faz mal mas o hábito de ingerir muito açúcar, seja em bebidas ou bolos, por exemplo, vai prejudicar a saúde do seu corpo e a sua pele. A energia do açúcar, armazenada em forma de gordura, provoca processos inflamatórios no corpo que o fazem envelhecer. Além disso, o açúcar prejudica a produção de colagénio, o que resulta numa pele flácida e envelhecida.

Álcool: Um copo de vinho tinto por dia pode ajudar a preservar a saúde e vitalidade do seu coração mas, beber álcool em excesso intoxica o fígado. O corpo sofre com as consequências e a pele também reflete os danos.

Gordura: Ninguém vive sem gordura e, em quantidades certas, é fundamental para o funcionamento do corpo. Já em excesso, principalmente as gorduras saturadas, aumenta o colesterol mau, que fica depositado nas artérias. O coração é que sofre e os problemas cardiovasculares começam a aparecer. Alguns estudos defendem ainda que o excesso de gordura afeta o cérebro e destrói os neurónios.

Muito sal ou sódio: Pode até não colocar muito sal na comida mas é preciso ter também atenção ao sódio presente em certos alimentos. Por exemplo, uma bolacha recheada, apesar de doce, tem muito sódio, sublinha o iG. Este sódio não é usado para salgar o alimento mas sim para o conservar. Os refrigerantes também podem conter sódio. Deve ler sempre os rótulos. A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de no máximo 2000 mg de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal (uma colher de chá, aproximadamente).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório