Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Problemas no casamento? Melhore o sexo

As terapias de casal tradicionais têm deixado a vida sexual para segundo plano. Correntes recentes defendem que o sexo e o afeto andam de mãos dadas.

Problemas no casamento? Melhore o sexo
Notícias ao Minuto

19:32 - 02/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Relações

O seu casamento/relação está em crise? Não se foque apenas nos problemas conjugais e na comunicação, aposte na vida sexual.

Os terapeutas de casal tradicionais dedicam-se a trabalhar outras questões do relacionamento, deixando de lado a vida sexual dos seus pacientes. Mas, correntes mais recentes da psicologia defendem o contrário, como explica o The New York Times. Se uma relação não está a correr bem, a prioridade é falar sobre sexo e apimentar a vida íntima.

Estas questões foram debatidas no mês passado no Centro de Terapia Focada nas Emoções de Nova Iorque, onde decorreu o congresso 'Sexo e Afecto: de mãos dadas'.

Este evento, com vários workshops sobre terapia sexual e comportamento sexual, contou com a presença de cerca de 400 especialistas.

Recentemente, vários especialistas, que seguem esta corrente, têm defendido e praticado nas suas consultas uma corrente que enfatiza a importância do ‘bom sexo’ nas relações. Muitos levam até esta teoria ao limite, sugerindo que antes de tudo os casais devem apostar na vida sexual para só depois abordar outros assuntos.

A ‘mãe’ desta corrente é a terapeuta belga Esther Perel, de 56 anos, que escreveu o livro ‘Amor e Desejo na Relação Conjugal’. Nesta obra a autora incita os leitores a superar as ansiedades e inseguranças, preservando a autonomia como seres individuais e adultos.

Defende ainda que quem afirme aquele mistério e distância poderá beneficiar uma relação monogâmica duradoura, explica o New York Times. Atualmente, Esther Perel está a escrever um livro que se chamará: “Casos: Traição na Era da Transparência”.

Disse em entrevista que “um ‘affair’ (caso) é um ato de traição mas também uma experiência de desenvolvimento e crescimento”. “É um trauma na relação, mas não é um crime. Muitas vezes a família renasce mais forte e resiliente e o casal sai do cenário de marasmo em que estava”, cita o mesmo meio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório