Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Aprenda a manter os ouvidos saudáveis no verão

As ondas do mar e os mergulhos mal dados na piscina podem ser prejudicais aos ouvidos. Para evitar problemas inesperados o melhor é adotar alguns truques de proteção.

Aprenda a manter os ouvidos saudáveis no verão
Notícias ao Minuto

14:53 - 02/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

A GAES – Centros Auditivos revela quais os melhores truques para manter os ouvidos saudáveis durante o verão, altura do ano em que o corpo passa mais tempo dentro de água e à mercê de agressões ambientais.

Nesta altura do ano, “as crianças e os idosos, bem como as pessoas que realizam desportos aquáticos, estão entre aqueles que devem ter cuidado acrescido com a audição”, identifica Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES, num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.

A otite é a consequência mais comum da falta de proteção auditiva no período de férias, mas existem outras que podem e devem ser evitadas. Eis como:

1. Evitar nadar em águas pouco saudáveis – diz a GAES que as “águas contaminadas contêm centenas de bactérias e germes que podem danificar o equilibro dos ouvidos”, por isso, é importante apenas mergulhar em mares de praias com Bandeira Azul.

2. Não usar cotonetes – não é apenas no verão que o uso de cotonetes é desaconselhado. Este objeto pode dificultar o sistema natural de limpeza do ouvido, causando, por exemplo, obstruções.

3. Secar os ouvidos – seja depois do banhou ou de uma ida ao mar ou à piscina, é importante secar os ouvidos para evitar infeções por fungos ou bactérias, diz a empresa.

4. Mergulhar lentamente – é comum ver as pessoas a correr para o mar ou a saltar para a piscina para mergulhar, mas ambas as situações podem ser altamente prejudiciais à saúde auditiva.

5. Usar proteção auditiva – a GAES recomenda que sejam de “material flexível, leve e hipoalergénico”.

6. Ter atenção à pressão que o voo provoca nos ouvidos – as viagens de avião é importante não mascar pastilhas elásticas e tentar evitar sentir frio, de forma a não espirrar.

7. Ter atenção às correntes de ar – seja as correntes de ar no carro ou o forte vento junto do mar, as pessoas devem proteger os ouvidos para evitar infeções indesejadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório