Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

As pessoas saudáveis também cometem erros... e muitos

Ser saudável é muito mais do que comer bem e praticar exercício físico. Existem vários fatores que, embora pareçam inofensivos, são capazes de aniquilar qualquer definição de saudável.

As pessoas saudáveis também cometem erros... e muitos
Notícias ao Minuto

10:48 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estilo de vida

As pessoas saudáveis também cometem erros que fazem com que não sejam, afinal, assim tao saudáveis. Pequenas escolhas e atitudes vistas como inofensivas não se enquadram de todo num estilo de vida saudável e podem prejudicar a saúde e o bem-estar.

Segundo a revista Health são mais de 20 os erros mais comuns cometidos pelas pessoas que se classificam como saudáveis e adeptas de um estilo de vida saudável. O Notícias Ao Minuto revela dez.

1. Apenas comprar produtos orgânicos – Consumir alimentos orgânicos é uma opção saudável, contudo nem todos os alimentos orgânicos são benéficos à saúde, como é o caso das barras de granola. Segundo a Health, a diferença entre abacates orgânicos e não orgânicos é apenas uma: o preço.

2. Não socializar o suficiente – O medo de ir a um restaurante com escolhas menos saudáveis, ou a uma festa apenas com fast food faz com que as pessoas com um estilo de vida saudável pequem na ora de socializar. O mesmo acontece com as longas e frequentes idas ao ginásio, por vezes ocupam o pouco tempo livre que existe.

3. Acordar demasiado cedo para treinar – É de manhã que se começa o dia, mas não de madrugada. Acordar antes das 6h da manhã para treinar é apenas válido nos casos em que foram asseguradas pelo menos sete horas de sono. Dormir pouco para treinar é prejudicial à saúde.

4. Exagerar no exercício físico – Diz a Health que muitas pessoas querem treinar sozinhas para aumentarem a carga dos exercícios ou treinarem até à exaustão, colocando, com isso, a segurança e saúde em causa.

5. Ter medo de ficar doente – Este é um receio plausível, contudo, leva a atitudes menos correta por parte das pessoas. O medo de ficar doente e de não pode treinar leva a vários comportamentos prejudiciais por parte das pessoas: abdicar de antibióticos, procurar alternativas médicas menos seguras mas mais rápidas ou desvalorizar a necessidade de reforços antivirais.

6. Ignorar o sódio – Muitas pessoas pensam que os alimentos bons são aqueles que têm menos calorias, não dando a devida atenção a outros nutrientes, como o sódio que deve ser visto como ‘inimigo’ da boa saúde e impulsionador da retenção de líquidos. Tal como o açúcar, o consumo de sódio deve ser moderado.

7. Beber demasiada água – Mesmo sendo essencial à saúde e ao bom funcionamento do organismo, a água em excesso (mais do que 2,5 litros por dia) é altamente prejudicial aos rins. Além disso, a intoxicação por água existe e é grave.

8. Só escolher alimentos rotulados como ‘natural’ e ‘baixo teor de gordura’ – Embora apelativos, estes alimentos estão repletos de ‘segredos’ prejudiciais à saúde, como açúcares artificiais, corantes e outros químicos usados para melhorar o sabor e a textura. Antes de comprar qualquer alimento, é importante ler com atenção os rótulos e comparar valores nutricionais além das calorias.

9. Ser obcecado com detalhes: Os números são os grandes inimigos das pessoas que se classificam como saudáveis. Uns gramas na balança, umas décimas percentuais nas embalagens, o peso exato dos alimentos a consumir… tudo é matemática e tudo deve ser feito ao mínimo detalhe. Não, não deve.

10. Não comer os vegetais suficientes: A obsessão pelo consumo de proteína e hidratos de carbono ‘saudáveis’ faz com que muitas pessoas se ‘esqueçam’ de colorir o prato com legumes e verduras, compensado depois com fruta no final da refeição ou com um sumo ao pequeno-almoço.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório