Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Mário Augusto: "Vi uma criança debilitada, uns pais perdidos"

O apresentador de televisão partilhou uma história emocionante nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

14:00 - 01/12/15 por Notícias ao Minuto

Fama Doença

Mário Augusto cruzou-se numa viagem com Luna. E este foi um encontro que marcou profundamente o apresentador. Por isso, o mesmo não deixou de partilhar a história, que é comum a tantas crianças em Portugal

"O olhar de Luna. Foi no alto a tocar as nuvens ou para lá delas que me cruzei com a Luna.

Esta menina de seis anos, tem um olhar meigo de um castanho profundo em contraste com a pele muito branca, pálida de cansaço e sofrimento.

Eu, a Luna e os pais dela, cruzamo-nos hoje como os únicos passageiros da classe executiva da TAP numa viagem do Porto para Londres. Lá atrás na turística percebi que iam outras crianças mais barulhentas, mais animadas pela viagem. A Luna não. Ela ia triste, mesmo assim já aqui em Londres quis tirar uma foto, deu-me a honra de uma foto mas sem o sorriso dela porque percebi que há muito já o gastou no vento dos dias que foi soprando a natural vontade de sorrir, própria de uma menina de seis anos", começa por explicar.

Entretanto descreve a menina:

"A Luna tem cara redonda, lua cheia, mas pelo que soube nesse instante, ela corre sem saber para o quarto minguante, aquela fase em que se esconde atrás do sol, atrás da luz para nós não vermos. Desejei em segredo ver a Luna nova. Esta Luna estava triste sem se perceber ao primeiro olhar. No nariz e na boca teve quase sempre uma máscara que só tirou por um beijo e esta foto.

No percurso lá nas alturas aborreceu-a a fome. Dizia, sem se preocupar : Tenho muita fome... dói-me a cabeça".

Mário Augusto começa então a conta a difícil situação em que Luna se encontra e que tem levado os pais ao desespero:

"A Luna há três anos que luta com uma leucemia, está agora numa fase muito complicada, tão complicada que os pais decidiram hoje dar tudo por tudo. Abandonaram o IPO (quem somos nós para os julgar...essa atitude de desespero e dor) e vieram a correr para Londres. Na Televisão viram uma reportagem de uma cura com um método inovador num Hospital pediátrico dos arredores Londrinos, decidiram não esperar mais porque a vida da Luna também não espera.

Vieram às cegas, sem certezas de serem recebidos no hospital para onde já andam a mandar exames há algum tempo. Vi uma criança debilitada, uns pais perdidos, sem falarem inglês, desesperados a procurar a Luna nova. Contavam com a espera no aeroporto de alguém que não conhecem, amigo do amigo a viver em Londres. Disponibilizei-me para ajudar mas pouco mais pude fazer do que arranjar um hotel mesmo no terminal de Gatwick. A Luna estava cansada, esgotada da viagem e os pais na sua desesperante dor, disfarçada de tranquilidade muito digna, souberam por um contacto já ali, que o hospital não a iria receber. Não tem urgências e o tratamento pode custar mais de 350 mil euros. O preço de uma vida".

"Quando os deixei lá no Hotel do aeroporto, garantiram-me que iam descansar, amanhã alguém amigo chega de Portugal para ir ao Hospital pedir ajuda, talvez suplicar. O recado que tinham era que o caso ainda estava em análise, mas os pais da Luna sabem que ela não pode esperar e arriscaram tudo, mesmo não sabendo onde poderiam ir buscar os 350 mil euros. Fiz uma viagem triste de comboio até a cidade. Já liguei. Ela está a descansar e mesmo sem tempo amanha será uma nova fase da Luna", acrescenta.

Mário Augusto não deixa assim de frisar:

"É o desespero que está levar estes pais a correr atrás de alguma esperança. Ao que sei em Portugal neste tipo de doenças as práticas são as melhores e mais avançadas. Mas quem somos nós, cada um de nós para barrar ou julgar uns pais em sofrimento?

Como disse conheci o caso ali no avião, percebi a angústia dos pais e a corrida desenfreada da procura.

Como ajudar?!

Não sei. Talvez pensar um minuto que seja, com força positiva que a Luna voltará a ser Luna cheia com vontade de sorrir", terminou, na sua página de Facebook

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório