Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Poderes destes, só tem mesmo a rainha de Inglaterra

Sabia que Isabel II é dona de todos os golfinhos britânicos, tem a sua própria caixa multibanco e pode deitar abaixo o governo australiano?

Poderes destes, só tem mesmo a rainha de Inglaterra
Notícias ao Minuto

20:16 - 25/05/15 por Notícias ao Minuto

Fama Isabel II

Apesar de o seu papel ser, hoje em dia, mais representativo do que efetivo, a Rainha de Inglaterra continua a deter uma série de poderes históricos, divulgados pelo jornal Business Insider. Conheça alguns:

Isabel II é dona de todos os cisnes não marcados do país, embora a coroa só exerça esse direito sobre as aves de "cercas zonas do rio Tamisa e afluentes". Todos os esturjões, baleias e golfinhos das águas britânicas também lhe pertencem por lei.

Pode conduzir sem carta nem de matrícula no carro, viajar para o estrangeiro sem passaporte e não tem de pagar impostos (mas fá-lo voluntariamente desde 1992).

Tem dois dias de aniversário: nasceu a 21 de abril mas o dia oficial é celebrado publicamente num sábado de junho. Tem a sua própria caixa multibanco no Palácio de Buckingham, para uso exclusivo da família real.

Ainda tem cavaleiros, que Isabel II nomeia pessoalmente, e o seu próprio poeta, um cargo honorário, designado pela monarca, tendo em conta um "trabalho de relevância nacional".

Tem o poder de designar Lordes, que podem depois ter assento no Parlamento, mas, à semelhança de outros poderes, só o exerce "a conselho" dos ministros. Também ainda tem de dar o seu consentimento para transformar qualquer projeto de lei, depois de aprovado do Parlamento, em lei.

Pode passar por cima do governo em caso de crise constitucional grave, um poder nunca aplicado.

Como Chefe de Estado da Austrália, a rainha pode destituir o governo do país. Em 1975, o representante da rainha na Austrália demitiu o então primeiro-ministro.

Lidera a Igreja Anglicana e pode nomear bispos e arcebispos, um poder que só exerce sob aconselhamento do primeiro-ministro que, por sua vez, se guia por uma Comissão da Igreja.

Não pode ser acusada nem chamada a testemunhar em tribunal.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório