Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Voltar ao trabalho pode ser terapia para Judite Sousa

Judite Sousa, pivô e diretora adjunta de informação da TVI, regressa esta quinta-feira ao trabalho, com uma entrevista a Cristiano Ronaldo, e especialistas em psicologia de luto e trabalho adiantam ao jornal i que este retorno antecipado pode funcionar como uma terapia e como uma primeira etapa no recomeçar da sua vida.

Voltar ao trabalho pode ser terapia para Judite Sousa
Notícias ao Minuto

09:09 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

Fama Jornalista

Foi apenas há dois meses que André Sousa Bessa, único filho de Judite Sousa, perdeu a vida num acidente. A mãe volta agora ao trabalho, numa decisão que pode constituir uma terapia para a pivô da TVI, a primeira etapa para recomeçar a sua vida.

De acordo com as declarações de uma especialista em psicologia de luto ao jornal i, o regresso ao trabalho é o começo de uma terapia porque a “pessoa acaba por retomar as suas atividades quotidianas e quanto mais entrar na sua rotina de forma funcional mas isso a ajuda a enfrentar o processo de luto”.

Joana Marafuz adianta, ainda, que o facto da diretora adjunta de informação da TVI ser uma figura mediática que regressa de forma antecipada ao trabalho pode ter “um efeito positivo e ser um fator protetor”.

Fernando Dias, psicólogo do trabalho, defende à mesma publicação que o retorno ao trabalho faz com que o enlutado volte a “criar perspetivas de desenvolvimento pessoal e profissional e a centrar-se em aspetos estimulantes do ponto de vista da autoestima, da atenção, da concentração e do esforço de desenvolvimento pessoal”.

Os especialistas acreditam também que esta capacidade de readaptação a tarefas e a horários varia de pessoa para pessoa, conforme o grau de ligação com o ente que se perdeu, podendo não estar aptas para enfrentar os mesmos horários que tinham anteriormente.

“O processo de luto não é algo que se cumpra num tempo pequeno e quanto mais próxima for a ligação mais tempo demora”, conclui Joana Marafuz.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório