Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Fátima Lopes apresenta novo livro

O novo livro de Fátima Lopes, “Mães e filhas com História”, é apresentado pela escritora Rita Ferro, na quinta-feira às 19:00 na FNAC do Colombo, em Lisboa.

Fátima Lopes apresenta novo livro
Notícias ao Minuto

10:25 - 02/10/13 por Lusa

Fama Apresentadores

Na introdução da obra, autora afirma que esta é a sua estreia na ficção histórica, para a qual foi essencial investigação histórica feita por Joana Almeida, a partir da qual se deu “a liberdade de interpretar os factos e de recriar os diálogos entre os protagonistas”.

Segundo Fátima Lopes, este “é um livro com história”, e acrescenta, “com estórias de dez mães e filhas que viveram no passado e cuja relação de afetos, sentimentos, de troca de saberes” lhe interessou.

A primeira “estória” contada pela autora é da de D. Leonor Teles e a sua filha D. Beatriz, Rainha de Castelo, tendo como pano de fundo a crise de 1383-85. Outras relações escolhidas são as de D. Filipa de Lencastre com D. Isabel de Borgonha, D. Joana, a louca, com D. Catarina de Áustria, D. Luísa de Gusmão com D. Catarina, que foi Rainha de Inglaterra, e da poetisa D. Leonor de Távora com D. Mariana Raimunda.

A autora não se limitou à história nacional, e escolheu, entre outras, as relações entre mãe e filha, de Catarina de Médicis com Margot a Rainha de França, da Imperatriz austríaca Maria Teresa com Maria Antonieta, Rainha de França, e ainda da Imperatriz do Brasil Leopoldina de Habsburgo-Bragança, com D. Maria II, Rainha de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório